![]() |
Transvale/Divulgação |
Tecnologia está ampliando para dois anos o tempo de troca das baterias; Cerca de 1/3 da frota já conta com a tecnologia
Com o objetivo de tornar as operações cada vez mais sustentáveis e reduzir custos, a Transvale, empresa de logística com sede em Cascavel (PR), está investindo na instalação de placas solares em toda a frota de cavalos mecânicos. A solução já tem apresentado resultados significativos, especialmente em relação ao tempo de troca das baterias, que passou de 01 para 02 anos.
“Implementamos uma medida que reúne sustentabilidade com economia”, comemora Eder Serraglio, gerente da Frota da Transvale. “O objetivo é deixar toda a frota com placas solares nos próximos anos”, completa.
A instalação de painéis para captação de energia solar no teto dos caminhões começou em dezembro de 2023. De lá para cá, 30 dos 130 caminhões da frota da Transvale já receberam a tecnologia. Segundo o gerente da empresa, dependendo do desgaste da bateria, a vida útil pode ultrapassar dois anos. “Já registramos caso de bateria que só foi trocada próxima dos três anos de uso”, afirma o gerente.
Ao ampliar a vida útil das baterias, a Transvale reduz o descarte desse componente. Baterias automotivas contém substâncias tóxicas, como chumbo e ácido sulfúrico, que podem contaminar o solo e a água. Além disso, a ampliação da vida útil representa redução de custos. “No total, a cada bateria não trocada a Transvale economiza R$ 42 mil ao ano”, explica Serraglio.