DAF Caminhões
Facchini
IVECO Tector

JSL investe em formação e qualificação de novos motoristas

Frota de caminhões Scania XT 6x4 da JSL
Marcelo Duarte

JSL conta atualmente com quase 11 mil motoristas em todo o Brasil, iniciativas da empresa incluem Escola de Motoristas, programa Mulheres na Direção e Cultura de Segurança

Google News
Dados recentes do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS) revelam que o Brasil perdeu 1,1 milhão de motoristas profissionais nos últimos 10 anos. Além disso, apenas 4,1% dos atuais caminhoneiros possuem menos de 30 anos. Atenta a este cenário desafiador que tem acarretado uma crescente falta motoristas, a JSL, maior empresa de serviços logísticos do Brasil, tem investido em iniciativas de formação e qualificação de profissionais.



Contando atualmente com quase 11 mil motoristas em todo o país, a empresa percorreu somente no primeiro semestre de 2025, mais de 445 milhões de quilômetros e transportou cerca de 23 milhões de toneladas de produtos e matérias-primas. Com o objetivo de valorizar, capacitar e cuidar desses profissionais, as iniciativas da empresa incluem a Escola de Motoristas, o programa Mulheres na Direção e a Cultura de Segurança com foco na redução de acidentes.



Escola de Motoristas
Lançada em 2025, a iniciativa tem como objetivo formar homens e mulheres sem experiência prévia na profissão. O programa- piloto começou no Mato Grosso do Sul com uma turma de 20 participantes em formação e prevê a realização de quatro turmas por ano em diferentes regiões do país. Com o apoio do SEST SENAT, o curso oferece uma carga horária de 374 horas, divididas entre conteúdos técnicos e de desenvolvimento comportamental.

Programa Mulheres na Direção
Criado em 2021, o programa já está em sua 15ª edição e formou mais de 220 mulheres para atuarem em diversas funções, como motoristas de carreta e operadoras de empilhadeira. Histórias inspiradoras, como a de Eleonara Faria, que sempre sonhou em ser motorista e teve mais de 800 currículos recusados por falta de experiência, demonstram o impacto social da iniciativa. Hoje, aos 57 anos, ela já foi contratada pela companhia e atua como motorista de caminhão desde maio de 2025.


Programa Cultura de Segurança | Redução de Acidentes
Por meio do programa, a JSL vem fortalecendo seus esforços para reduzir acidentes envolvendo colaboradores, com a implementação de um conjunto robusto de iniciativas em diversas regiões do país. A estratégia inclui o uso de tecnologias avançadas, como câmeras com reconhecimento de distrações, sensores anti-fadiga, plataforma de avaliação física e emocional e simuladores de direção — estes últimos localizados exclusivamente no Mato Grosso do Sul, onde a empresa mantém uma unidade de formação de motoristas.

Essas ferramentas integram uma operação estruturada, monitorada em tempo real a partir da torre de controle em Itaquaquecetuba (SP), responsável pelo acompanhamento de todas as operações logísticas da empresa. Entre 2021 e 2024, as ações voltadas à segurança contribuíram para uma redução de 20% no total de acidentes com colaboradores, incluindo quedas significativas tanto nos casos com afastamento quanto nos sem afastamento.


1 Comentários

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

  1. Nao falta motorista. Falta oportunidade para os novos motorista cartegoria E

    ResponderExcluir
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA