![]() |
PRF/Divulgação |
Ao todo, 180 multas foram aplicadas pelos agentes durante fiscalização realizada em Floriano (PI); para a PRF, fiscalização rigorosa do transporte de produtos perigosos é fundamental para a prevenção de acidentes
Entre os dias 27 de abril e 01 de maio de 2025, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou em Floriano (PI) uma operação de fiscalização de veículos que atuam no transporte produtos perigosos. Tendo como principal objetivo a capacitação de agentes, a operação contou com instruções teóricas e práticas sobre os procedimentos de fiscalização específicos para este tipo de transporte.
De acordo com o balanço oficial da corporação, 174 veículos e 154 pessoas foram fiscalizadas no período. Além disso, os policiais rodoviários federais realizaram 109 testes de alcoolemia, recolheram 22 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e lavraram 85 Autos de Infração de Trânsito (CTB). Já em relação ao transporte de produtos perigosos, foram registradas 95 autuações especiais.
Segundo a PRF, a fiscalização rigorosa do transporte de produtos perigosos é fundamental para a prevenção de acidentes que podem causar graves danos ambientais e à saúde pública. A operação realizada no município piauiense demonstra o compromisso contínuo em assegurar que esse tipo de transporte seja realizado em conformidade com as normas de segurança, protegendo a vida e o meio ambiente na região.
Capacitação de agentes
A Operação em Floriano (PI) se diferenciou por ter a capacitação do efetivo como um dos seus pilares. Antes da atuação em campo, os policiais receberam instruções detalhadas sobre a legislação e os procedimentos corretos para a fiscalização de veículos que transportam cargas perigosas. Esse tipo de abordagem visa aprimorar a segurança tanto dos agentes quanto da população, garantindo uma fiscalização mais eficiente e assertiva.