![]() |
PRF/Divulgação |
Quantia expressiva de multas foi aplicada em apenas 2 horas de fiscalização no km 95 do Contorno Leste; prática é considerada infração média pelo CTB
Na tarde da última quarta-feira, 14 de maio, em apenas duas horas de fiscalização no km 95 da BR-116, em São José dos Pinhais (PR), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) aplicou uma quantia expressiva de multas em veículos pesados que circulavam de forma irregular pela faixa da esquerda.
De acordo com o balanço oficial da corporação, entre 16h e 18h, 215 caminhões foram autuados por utilizarem a faixa incorreta da via. A quantia representa em média, quase dois caminhões por minuto cometendo a infração no trecho popularmente conhecido como Contorno Leste.
Segundo a PRF, o número expressivo de multas aplicadas em curto período de tempo, evidencia um problema recorrente nas rodovias duplicadas que cortam a Região Metropolitana de Curitiba e que ligam o estado ao litoral do Paraná e de Santa Catarina. Para a corporação, nas vias duplicadas e de tráfego intenso, a presença de caminhões na faixa da esquerda, reservada por lei para ultrapassagens, tem se tornado um risco à fluidez do trânsito e à segurança dos usuários.
A circulação de veículos pesados na faixa da esquerda é tratada pelo Art. 185 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como uma infração média, punida com 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 130,16.
A PRF lembra ainda que a responsabilidade no trânsito é um dever coletivo, que exige consciência e respeito às normas de circulação. "Ao agir com prudência e respeito, cada condutor contribui para um ambiente mais seguro e eficiente para toda a população", diz a corporação.