![]() |
Rodrigo Ruiz/RR Media |
Com até 1.250 cv de potência, caminhões MB Actros chegam aos 200 km/h nas pistas; equipe mais sustentável da competição promete acirrar a disputa pela liderança nas duas categorias
Considerado o templo do automobilismo brasileiro, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), recebe neste final de semana, 16 a 18 de maio, a terceira etapa da temporada 2025 da Copa Truck. Contando com caminhões Mercedes-Benz Actros com até 1.250 cv a 3.500 rpm e torque máximo de 5.500 Nm a 2.000 rpm, chegando a 200 km/h nas pistas, a ASG Motorsport promete acirrar a disputa pelos lugares mais altos do pódio nas duas categorias.
Nas pistas do circuito mais icônico do País, a equipe será representada por sete pilotos no grid. Na categoria Super Truck Pro, ao lado de Roberval Andrade, correm Raphael Abbate, Jaidson Zini, Luiz Lopes e Bia Figueiredo, primeira mulher campeã da Copa Truck no Brasil ao vencer a Super Truck Elite em 2024. Pedro Perdoncini segue na Super Truck Elite, ao lado de Arthur Scherer, novo integrante da equipe.
![]() |
Rodrigo Ruiz/RR Media |
Categoria PRO
Melhor piloto da equipe na classificação do campeonato, o paulista Raphael Abbate pretende manter a regularidade para seguir somando pontos de olho na liderança.
“Estou correndo no quintal de casa. Isso me dá mais motivação para buscar os resultados. No ano passado conquistei pódio e espero repetir esse resultado, especialmente em uma etapa que tem tudo para cravar o recorde de público da categoria”, comenta o piloto que ocupa a terceira colocação e está, apenas, cinco pontos do líder.
Já Roberval Andrade promete fazer em Interlagos uma corrida de recuperação e de virada no campeonato. Por conta de uma nova regra sobre a preservação dos para-choques, o piloto ficou sem pontuar em Londrina. Quando estava na disputa pela liderança da prova, Roberval foi chamado aos boxes e não pontuou.
“É uma regra que ainda precisamos nos adaptar, principalmente quanto estamos a 200km/h, os toques acontecem. Porém, Interlagos sempre foi uma pista importante para viradas nos campeonatos que conquistei. Quero transformar a velocidade em pódios com vitórias”, comenta o mais experiente dos pilotos da equipe ASG Motorsport.
Com os resultados em Londrina, Roberval saiu da liderança para a sétima colocação no campeonato. “Vamos recuperar. Estou muito motivado com os testes que fizemos com os novos ajustes e desenvolvimento no caminhão. Ficou “vestido” pra minha tocada e vamos estar 100% focados na virada”, garante.
A novata na categoria PRO, Bia Figueiredo, carregará com sigo no caminhão o selo do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescente. Além de acelerar, a piloto será responsável por dar mais visibilidade a esse causa urgente.
Categoria ELITE
O paranaense Pedro Perdoncini chega bastante motivado para a etapa depois do conquistar três novos apoiadores no seu caminhão, que passou por um processo de reconstrução mecânica após sofrer um estouro de turbina quando ele liderava a corrida em Londrina.
“Foram duas corridas sem pontuar. Agora, tem que buscar os resultados para subir na tabela e tirar essa diferença de pontos. Vamos com turbina nova, tudo revisado e com a mesma disposição de fazer um bom trabalho na pista”, conta o piloto de Campo Mourão.
Correndo em casa, o piloto estreante na equipe, Arthur Scherer, vai em busca da primeira vitória na temporada para seguir entre os líderes da categoria.
“Fizemos alguns ajustes no caminhão e vamos testá-los nos treinos de sexta-feira. Conheço muito bem a pista, e isso faz diferença em relação as outras que andamos esse ano. Estou confortável pra essa etapa e vamos pra cima com tudo”, aposta Scherer.
As duas corridas em Londrina (PR) acontecem neste domingo (18), a partir das 14h10, com transmissão pela Band, SporTV e canais de streaming - Copa Truck, Parc Fermé, CATVE, Esporte na Band e HighSpeed no YouTube.