Facchini

PRF flagra 31 caminhões com irregularidades ambientais no estado de São Paulo

Dois agentes da PRF fiscalizando ARLA 32 em reservatório de caminhão
PRF/Divulgação

Diesel incorreto, ARLA 32 adulterado e escapamento direto estão entre as principais irregularidades flagradas; Operação Bons ventos ocorreu entre os dias 13 e 17 de maio

Google News
Com o objetivo intensificar a fiscalização de emissões de gases veiculares além de aumentar o combate aos crimes ambientais no Estado de São Paulo, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu entre os dias 13 e 17 de maio de 2024, a Operação Bons Ventos.


De acordo com o balanço oficial da corporação, em três dias de fiscalização, 31 ocorrências ambientais referentes ao artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais - Causar Poluição - foram registradas após a constatação de diversas irregularidades e fraudes no sistema de emissões de veículos, como:

  • Agente Redutor Líquido Automotivo - ARLA 32 adulterado
  • ⁠Falhas eletrônicas presentes há mais de 48 horas
  • ⁠Descarga livre (excesso de ruído)
  • Uso de diesel S500 ao invés de Diesel S10
  • Desvio do sistema de escapamento (Catalisador e/ou silenciador)


Além disso, foram apreendidas 24 g de substância análoga à maconha e 22 comprimidos de substância análoga a rebite (metanfetamina utilizada pelos motoristas para inibir o sono). Foram ainda resgatadas duas pessoas em situação de vulnerabilidade, sendo uma adolescente encaminhada a Polícia Civil de Atibaia/SP e um senhor encaminhado ao Hospital de Mairiporã.

Durante a operação, 19 policiais passaram por um nivelamento teórico sobre a fiscalização e três servidores da CETESB também participaram.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA