Facchini

Curitiba testará primeiro Volvo FM elétrico para coleta de lixo do Brasil

Volvo FM elétrico coletor de lixo
Daniel Castellano/SMCS

Exemplar é capaz de transportar até 8 toneladas de resíduos e conta com autonomia para 180 km; testes começam ainda no primeiro semestre deste ano

Google News
Referência em soluções de mobilidade urbana, a cidade de Curitiba, capital do Paraná, está prestes a se tornar também referência na eletrificação da frota de veículos que prestam serviços públicos. Prova disso é a confirmação do início de testes com o primeiro caminhão Volvo FM elétrico do Brasil destinado à coleta de resíduos urbanos. 

Com capacidade para transportar até 8 toneladas de carga líquida e  autonomia para percorrer de 150 a 180 quilômetros por dia sem a necessidade de recarga, o exemplar deverá entrar em operação ainda no primeiro semestre deste ano. 


Do ponto de vista ambiental, a previsão é de que o caminhão reduza em cerca de 60 toneladas de gás carbônico lançados para a atmosfera comparados a um caminhão movido a diesel por ano (considerando uma média de consumo de um caminhão a diesel de 2,5 km/L, uma média de deslocamento anual de 50.000 km e um fator de emissão de 3 kg de CO2/L de diesel). 

A nossa ideia é mostrar o futuro, porque o futuro é o melhor presente para Curitiba. A Volvo trouxe esse caminhão elétrico de coleta de resíduo urbano para começar a servir em Curitiba como teste. Esse caminhão foi feito na planta da Volvo na Suécia e recebe uma carroceria brasileira. Vamos começar a fazer os testes porque temos pressa em chegar no futuro e de preferência num futuro sem poluição”, afirma o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.


Volvo FM elétrico coletor de lixo
Daniel Castellano/SMCS

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA