Facchini

Tegma inicia testes com cegonha 100% elétrica

VW Constellation elétrico puxando cegonha da Tegma
Tegma/Divulgação

Totalmente convertido, caminhão conta com uma autonomia para até 500 quilômetros; conjunto irá operar inicialmente na rota entre o Brasil e o Paraguai

Google News
A Tegma Gestão Logística S.A, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, anunciou nesta semana, mais um importante passo em direção a ampliação da sustentabilidade das operações rodoviárias no Brasil e no Mercosul. Trata-se do início de testes operacionais com uma cegonha 100% elétrica no transporte de veículos zero quilômetro.


Segundo Sandro Torres, gerente de Transportes da empresa, trata-se de um projeto-piloto que servirá como um “laboratório para o desenvolvimento de pontos de recarga e para testes de autonomia”. Nesta primeira fase de operações, a primeira cegonha 100% elétrica do País atuará em rotas entre o Brasil e o Paraguai em parceria com os principais clientes da Tegma.

Resultado de um processo detalhado de customização e preparação específicas, o conjunto conta com uma autonomia para até 500 quilômetros, sem a necessidade de recarga.


Nossa rede de recarga está sendo desenvolvida na rota com destino ao Paraguai, mas a ideia é estabelecer outras parcerias que nos permitam testar o caminhão em rotas adicionais, tanto em território Nacional quanto internacional, como Uruguai, Chile, Argentina e Bolívia, países do Mercosul onde já atuamos”, explica ele. Torres esclarece ainda que a implantação de uma malha de fornecedores para recarga de caminhões elétricos está progredindo lentamente, devido à falta de uma rede ampla de pontos de apoio que ofereçam esse serviço. “Também é necessário considerar o investimento na adaptação das redes elétricas de nossos parceiros e de nossas filiais para suportar o sistema de recarga das baterias”, acrescenta. 

Se confirmada a viabilidade da solução, a Tegma poderá realizar novos investimentos na ampliação da frota de cegonhas com propulsão elétrica.

LEIA TAMBÉM



Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA