Facchini

Tegma inicia testes com cegonha 100% elétrica

VW Constellation elétrico puxando cegonha da Tegma
Tegma/Divulgação

Totalmente convertido, caminhão conta com uma autonomia para até 500 quilômetros; conjunto irá operar inicialmente na rota entre o Brasil e o Paraguai

Google News
A Tegma Gestão Logística S.A, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, anunciou nesta semana, mais um importante passo em direção a ampliação da sustentabilidade das operações rodoviárias no Brasil e no Mercosul. Trata-se do início de testes operacionais com uma cegonha 100% elétrica no transporte de veículos zero quilômetro.


Segundo Sandro Torres, gerente de Transportes da empresa, trata-se de um projeto-piloto que servirá como um “laboratório para o desenvolvimento de pontos de recarga e para testes de autonomia”. Nesta primeira fase de operações, a primeira cegonha 100% elétrica do País atuará em rotas entre o Brasil e o Paraguai em parceria com os principais clientes da Tegma.

Resultado de um processo detalhado de customização e preparação específicas, o conjunto conta com uma autonomia para até 500 quilômetros, sem a necessidade de recarga.


Nossa rede de recarga está sendo desenvolvida na rota com destino ao Paraguai, mas a ideia é estabelecer outras parcerias que nos permitam testar o caminhão em rotas adicionais, tanto em território Nacional quanto internacional, como Uruguai, Chile, Argentina e Bolívia, países do Mercosul onde já atuamos”, explica ele. Torres esclarece ainda que a implantação de uma malha de fornecedores para recarga de caminhões elétricos está progredindo lentamente, devido à falta de uma rede ampla de pontos de apoio que ofereçam esse serviço. “Também é necessário considerar o investimento na adaptação das redes elétricas de nossos parceiros e de nossas filiais para suportar o sistema de recarga das baterias”, acrescenta. 

Se confirmada a viabilidade da solução, a Tegma poderá realizar novos investimentos na ampliação da frota de cegonhas com propulsão elétrica.

LEIA TAMBÉM



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA