Facchini

Randon New R

Volvo FM 100% elétrico ganha versão com cabine rebaixada

Visão dianteira do novo Volvo FM Low Entry
Volvo/Divulgação

Novo Volvo FM Low Entry foi projetado exclusivamente para operações no segmento urbano; com 448 cv de potência modelo será ofertado em configurações para 19 a 32 toneladas de PBT

Google News
Com objetivo de otimizar as operações de transporte urbano através do aprimoramento da segurança e zero emissão de poluentes, a Volvo Trucks segue ampliando o portfólio de caminhões e acaba de apresentar ao mercado europeu o primeiro FM 100% elétrico com "cabine rebaixada", por lá conhecido como Low Entry (entrada baixa em tradução direta).


Ideal para operações de coleta de resíduos, distribuição de mercadorias e atuação em serviços de construção e manutenção urbana, o inédito Volvo FM Electric se destaca de imediato pelo curioso design da cabine. Ampla e próxima ao solo, devido ao reposicionamento em relação ao eixo dianteiro a presença de uma sistema de suspensão em todos os eixos, a cabine garante ao motorista e os demais ocupantes um fácil e confortável embarque e desembarque, sem grandes desgastes físicos quando realizados sucessivamente ao longo do dia de trabalho. O habitáculo ainda será ofertado com duas opções de altura, teto baixo (1.575 mm) ou teto alto (1.945 mm) e três configurações de assento: motorista + 0, 1 ou 3 passageiros.

Outro grande diferencial da cabine do novo Volvo FM Low Entry é a segurança. A ampla área envidraça combinada com a proximidade ao pavimento, garante ao motorista uma visão de tudo que acontece ao redor do caminhão e praticamente sem pontos cegos. As características ainda garantiram ao modelo uma classificação de 5 estrelas nos padrões de segurança estabelecidos para operar na cidade de Londres, na Inglaterra. 

LEIA TAMBÉM

Já o trem de força da nova aposta da Volvo para o segmento urbano é composto por dois motores elétricos de 330 kW (448 cv de potência) combinados com transmissão automatizada I-Shift. Já autonomia para até 200 km é assegurada por um pack de baterias de 360 kW (4 baterias). O novo Volvo FM Electric ainda será ofertado em versões 4x2, 6x2, 6x4, 8x2, 8x4, peso bruto total de 19 a 32 toneladas e entre-eixos de 3900 a 6000 mm.


Este caminhão com emissões zero é um excelente complemento à nossa gama elétrica, perfeitamente adequado para transporte urbano e concebido com foco no motorista. É potente, mas suave de dirigir e fácil de manobrar. O novo Volvo FM Low Entry está perfeitamente alinhado com as nossas ambições de expandir a nossa oferta elétrica, permitindo que ainda mais clientes reduzam as emissões de carbono”, explica Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks.

Segundo a Volvo Trucks, inicialmente o FM Low Entry será ofertado na Europa, Turquia e na Coreia do Sul. O início das vendas acontecerá ainda neste primeiro trimestre de 2024. Já a produção está prevista para o segundo trimestre de 2024.


Volvo FM Low Entry com porta do motorista aberta
Volvo/Divulgação
Volvo FM Low Entry com carroceria coletora de lixo
Volvo/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA