Facchini

Scania já vendeu 55 mil caminhões da Nova Geração no Brasil

Scania/Divulgação

Número expressivo foi conquistado em pouco mais de 4 anos desde o início das entregas em fevereiro de 2019; Scania também celebra a venda de 4.500 exemplares da linha SUPER

Google News
Apesar do cenário desafiador que vem se desenhando para o mercado brasileiro de caminhões neste ano, a Scania encerrou o primeiro semestre de 2023 com motivos para comemorar. Um deles é sucesso incontestável de vendas da Nova Geração de caminhões no Brasil, mercado estratégico para a montadora sueca.


Revelada ao Europa em 2016, a gama chegou ao Brasil apenas dois anos depois. Já as entregas começaram em fevereiro de 2019. De lá para cá, a Scania já comercializou no país 55 mil exemplares da Nova Geração de caminhões, composta atualmente pelos modelos P, G, R e S.

A marca também encerrou os seis primeiros meses de 2023 celebrando a venda de 4.500 unidades da gama SUPER desde o início da comercialização na Fenatran 2022, e ainda 1.000 exemplares negociados da linha PLUS, a mais recente aposta da montadora para o mercado brasileiro.


Ainda estamos com um otimismo contido para 2023. Como dizemos, o mercado geral de caminhões passa por um período de ajustes. A Scania permanece ainda mais ao lado dos clientes e da rede de concessionárias”, conta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil. “O cliente pode contar com o apoio do completo leque de soluções financeiras via Scania Banco, Consórcio, Seguradora e, desde novembro, com nosso novo negócio, a Scania Locação, que já tem 60 veículos alugados. Temos um custo total de operação imbatível com base nos pilares da eficiência energética, combustíveis renováveis, conectividade e digitalização, e transportes inteligentes e seguros”.

Acredito que a gama Plus terá um papel muito importante no nosso volume anual de vendas. Será a dupla ideal com a gama Super, que entrega até 28% de economia de combustível sobre a geração anterior, algo insuperável pelos concorrentes. E, mantém seu sucesso absoluto. Já vendemos 4.500 unidades Super, e muitos clientes estão superando os 28% de economia”, salienta Nucci.


Scania/Divulgação
Sobre os caminhões Scania SUPER
A nova solução da montadora sueca traz como principal destaque os novos motores de 13 litros com potências de 420, 460, 500 e 560 cv, e torques que variam entre 2.300 e 2.800 Nm. Os propulsores ainda trarão como diferenciais, aumento da pressão de pico no cilindro para 250 bar, duplo comando de válvulas no cabeçote​, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor. 

O trem de força Scania SUPER também contará com novas caixas de câmbio G25CM e G33CM, agora mais leves e com trocas de marchas ainda mais rápidas. Indicada para os caminhões torque de entrada de 2.500 Nm e potência de até 460 cv, a nova caixa G25CM está 75 kg mais leve quando comparada com a atual GRS905. Já a G33CM, 60 kg mais leve, será aplicada nos caminhões com torque de entrada de 3.300 Nm e potência a partir de 500 cv.

LEIA TAMBÉM

As novidades do inédito trem de força Scania ainda são complementadas pela introdução dos novos eixos traseiros R885 e RB885. Mais robustos e com maior capacidade de carga, os novos componentes asseguram velocidades mais altas mesmo em baixas rotações e contam ainda com cardan reto nas versões 6x4.

Os caminhões Scania SUPER também sairão de fábrica com a nova unidade de otimização do tanque de combustível. Batizado de FOU (Fuel Optimization Unit), o recurso exclusivo da Scania funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível. 



Sobre a linha Scania Plus
Os novos caminhões Scania Plus se posicionam como uma alternativa aos modelos SUPER, ou seja, intermediários, destacando-se principalmente pelo menor preço de aquisição, mas sem abrir mão do máximo conforto, eficiência e segurança.

A nova aposta da marca para o Brasil é composta pelos modelos R 450 4x2, R 450 6x2 e R 540 6x4. Os extrapesados trazem consigo motor Euro 6 de 13 litros com opções de 450 cv de potência e 2.350 Nm de torque ou 540 cv de potência e 2.700 Nm de torque, ambos combinados com transmissão automatizada de 14 velocidades, freio auxiliar Scania Retarder de 4.100 Nm de potência de frenagem e freio de exaustão.

Os atributos da nova gama são assegurados pela presença de três pacotes de série, sendo, Conforto (cabine Highline, geladeira e multimídia com Bluetooth), Eficiência (defletores laterais e no teto) e Segurança (airbag no volante, airbag lateral de cortina (motorista) um item exclusivo da marca, AEB (frenagem de emergência avançada), LDW (aviso de saída de faixa), farol H7 e faróis no teto).



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA