Facchini

Volvo suspenderá produção de caminhões até maio

Volvo/Divulgação

Paralisação das atividades na última semana de abril visa alinhar a produção com a demanda de mercado;  retomada está prevista para o dia 2 de maio

Google News
A última semana do mês de abril será marcada por uma suspensão na produção de caminhões Volvo na fábrica de Curitiba (PR). A decisão de paralisar as atividades é baseada no cenário desafiador que vem sendo enfrentado pelo mercado brasileiro de caminhões, marcado principalmente por queda nas vendas e baixa procura por modelos Euro 6.



De acordo com a montadora de origem sueca, a partir da próxima segunda-feira, 24 de abril, até o dia 28 de abril, cerca de 2 mil colaboradores que atuam nas linhas de produção de caminhões ficarão em casa por meio do desconto no banco de horas.  A retomada das atividades está prevista para 2 de maio.

Ainda segundo a Volvo, a interrupção das atividades se faz necessária para alinhar a produção com a atual demanda do mercado. Outras medidas já vinham sendo adotadas desde o início do ano, como por exemplo, e redução da velocidade das linhas de produção e não renovação de contratos temporários.


O primeiro trimestre de 2023 chegou ao fim com um total de 24,5 mil caminhões produzidos em todo o país, queda expressiva de 28,8% em relação ao primeiro trimestre de 2022, quando 34,4 mil caminhões foram montados no Brasil. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA) revelam ainda que do total produzido neste começo de ano, apenas 7,5% foi de fato comercializado, ou seja, 1.835 caminhões Euro 6.

Dentre os fatores que tem reduzido a procura por caminhões zero quilômetro, destacam-se, a dificuldade de acesso ao crédito, o encarecimento dos veículos com a transição para a tecnologia Euro 6 e as incertezas políticas e econômicas que vem se desenhando no mercado nacional e até mesmo internacional.

LEIA TAMBÉM


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA