Facchini

Apenas 7% da produção de caminhões Euro 6 foi vendida no primeiro trimestre de 2023

Scania/Divulgação

Percentual corresponde a apenas 1.835 exemplares do total de 24,5 mil caminhões Euro 6 produzidos nos três primeiros meses do ano; número está muito abaixo do projetado pela indústria

Google News
Apesar da produção ter sido encerrada em 31 de dezembro de 2022, conforme foi determinado pela legislação, os caminhões zero quilômetro Euro 5 seguem sendo os mais procurados pelos transportadores brasileiros e consequentemente os campeões de vendas, especialmente quando comparados com os atuais modelos Euro 6.


Dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA) revelam que de janeiro a março de 2023, 24,5 mil caminhões Euro 6 foram produzidos em todo o Brasil. Entretanto, deste total, apenas 1.835 exemplares foram vendidos (emplacados) no país, ou seja, 7,5% do que foi produzido

Ao analisar apenas o volume total de vendas (emplacamentos)  do primeiro trimestre de 2023, verifica-se que a participação dos caminhões Euro 6 em relação aos modelos Euro 5 é ainda menor. Do total de 28.616 caminhões zero quilômetro comercializados nos três primeiros meses do ano, apenas 6,4% (1.835 exemplares) foram modelos Euro 6, enquanto o restante, 26.781 caminhões corresponde a modelos Euro 5 vendidos (emplacados) no período, ou seja, 93,6% são frutos da produção no final de 2022 e de estoques formados nesta transição de tecnologia.


O resultado registrado no primeiro trimestre de 2023 está significativamente abaixo do projetado e esperado pela ANFAVEA. "Esse número deveria estar em torno de 20, 25 até 30%, que é mais ou menos o tempo que temos entre a produção e a comercialização", destaca Gustavo Bonini, vice-presidente da ANFAVEA para veículos pesados. "A gente vê que está muito abaixo, o que mostra claramente o efeito de pré-compra que a gente não viu no ano passado e que agora está se materializando, ou seja, o que está sendo comprado é o que foi produzido e que estava em estoque", completa.

Reprodução/ANFAVEA


Montadoras reduzem volumes de produção
Diante do cenário que vai se desenhando para o mercado brasileiro de caminhões em 2023, especialmente em relação a baixa procura pelos atuais modelos Euro 6, as montadoras já começaram a ajustar as atividades e o volume de produção. Dentre as medidas anunciadas está a redução do número de turnos de produção, férias coletivas, encerramento de contratos, entre outras iniciativas. IVECO, Mercedes-Benz e Scania estão entre as montadoras de caminhões que já confirmaram ajustes da atividade industrial.


"As montadoras estão adequando o volume de produção agora e para os meses seguintes em relação a esse volume de mercado que estamos acompanhando", afirma Bonini. "Esse é o ponto de atenção, esse é o farol amarelo para nós com relação a produção de pesados. A gente sabia desse fenômeno que ocorre nas mudanças de fase do Proconve, mas agora de uma maneira muito mais forte e contundente do que seria possível de prever para ano e para agora", explica.

Para os próximos meses, a entidade que representa as montadoras afirma que seguirá acompanhando as demandas e mercado e mantém uma certa expectativa de retomada com o fim dos estoques de modelos Euro 5. "Chama a atenção a preocupação por esse percentual estar baixo, mas esse é um número que vamos continuar acompanhando e ainda há uma expectativa de que haja uma reversão com o fim dos estoques de P7 [Euro 5], para vermos como ficará a produção, que é a grande preocupação. É o deslocamento da produção com o licenciamento", conclui Bonini.

Confira na íntegra os números da ANFAVEA: CLIQUE AQUI


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA