Publicidade


Publicidade

Facchini

IVECO S-Way

Medida Provisória pode acabar com a circulação de caminhões vazios no Brasil

MJ Pianaro

MP 1153/2022 autoriza transportadores contratarem os próprios seguros de responsabilidade civil; aprovação da Medida é defendida por entidades do transporte

Google News
Tramita na Câmara dos Deputados uma Medida Provisória (MP) que promete desburocratizar e ampliar a eficiência do transporte rodoviário de cargas brasileiro. Editada em dezembro, a MP nº 1153/2022 devolve aos transportadores o direito de contratarem os próprios seguros de responsabilidade civil, que indenizam o dono da carga em caso de sinistro.


Há anos, os transportadores brasileiros são obrigados a aceitar, sem negociação, a contratação de seguros contra acidentes e contra roubos escolhidos por embarcadores. Cada operação é acompanhada de um Plano de Gerenciamento de Risco (PGR) diferente, e uma única transportadora pode acumular centenas de apólices, com exigências que se conflitam ou são impossíveis de serem cumpridas.


As inúmeras divergências criadas pela atual legislação, como por exemplo, seguros e PGRs diferentes, limites de valor e conflitos de horários e rotas impostos pelos embarcadores, se transformam em verdadeiros prejuízos econômicos para os transportadores e para todo o país, uma vez que, obriga centenas de caminhões e carretas circularem completamente vazios. Os planos unilaterais também chegam a impor restrições como paradas e cumprimento de horários aleatórios, comprometendo inclusive o atendimento às leis de controle de jornada e de descanso do motorista.

A expectativa de entidades que representam transportadores e caminhoneiros autônomos é de que a situação mude por completo a partir da aprovação da MP 1153/2022 por parte dos Deputados Federais.

Confira na íntegra a MP nº 1.153/2022: CLIQUE AQUI


Postar um comentário

3 Comentários

  1. Tomara que acabe essa palhaçada de Gerenciadora de Risco não Deixar Pai de Família trabalhar, o motorista trabalha pra empresa transportadora e mesmo assim não Aprovam o nome ,fica difícil sustenta a Família desse jeito🥺
    Se o motorista tá autorizado a conduzir o caminhão ele tem q ter liberado pelas gerenciadoras 🙏

    ResponderExcluir
  2. Transporte p autônomo só ficaria bom quando ele conseguir ser contrato direto com cliente.

    ResponderExcluir

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.