Facchini

Scania desenvolve trem de força com mais de 1.000 cv para super caminhões de bombeiros

Scania/Divulgação

Solução combina um motor V8 de 16 litros e 770 cv com um motor elétrico de 380 cv; novidade equipará caminhões de bombeiros 6x6 produzidos na Alemanha

Google News
Foi-se o tempo em que um rápido tempo de resposta era uma das poucas preocupações e dos bombeiros que atuam em aeroportos ao redor do mundo. Agora, a sustentabilidade por meio da redução das emissões também se tornou uma das demandas e está impulsionando o desenvolvimento e aplicação de soluções incríveis. Prova disso, é a recente parceria entre a Scania e a fabricante alemã de chassis, Titan Spezialfahrzeugbau GmbH.

Com o objetivo de descarbonizar as operações de combate a incêndios em aeroportos e redondezas, a Scania revelou neste mês um novo trem de força híbrido que equipará a nova série de chassis T-39 6x6-H ARFF. A solução é composta por um motor V8 de 16,4 litros e 770 cv de potência, homologado para HVO e, combinado com motor elétrico de 380 cv, atingindo assim a expressiva marca de 1.150 cv de potência.


Para Tommy Johnson, gerente global de contas-chave, a redução das emissões nos aeroportos e a melhoria das características dos veículos que podem salvar vidas é resultado da combinação entre a grande experiência da marca na produção de veículos comerciais e as inovações e percepções que vem sendo desenvolvidas ao longo da jornada de eletrificação. “Aproveitamos a tecnologia desenvolvida para nossos caminhões e ônibus para desenvolver uma oferta completa que se adapta muito bem a esse tipo de veículo”, afirma.

Ainda segundo a Scania, além de reduzir de forma considerável as emissões de poluentes nas operações diárias, o novo trem de força irá assegurar tempos de resposta ainda mais impressionantes, bem como, maior segurança nas missões de resgate e combate a incêndios.


FICHA TÉCNICA
Tipo de chassi: Titan T39-770 6×6 HYBRIDdrive

Motor de combustão: Scania DC16 386, cilindro V8, 16,4 litros, 566 kW / 770 cv

Sistema elétrico: Scania Electric-Power-Train 230 kW (contínuo), 280 kW (Pico) | Bateria de íon-lítio com 104 kWh

Trem de força HYBRIDdrive: Saída total máx. 846 Kw / 1150 cv



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA