Facchini

Volvo FH 500 10x4 é escolhido para receber um dos guindastes mais pesados da Europa

Volvo/Divulgação

Modelo conta com PBTC de 49 toneladas e possibilidade de operar como cavalo mecânico ou chassi rígido; guindaste se destaca pela capacidade para 225 toneladas e alcance de 35 metros

Google News
Edificações cada vez mais altas, cargas e equipamentos cada vez maiores e significativas limitações de espaço, esses são exemplos de desafios cada vez mais enfrentados pelos segmentos da construção civil e industrial quando se trata da movimentação de máquinas, materiais e componentes. Mas nada se torna impossível quando se utiliza equipamentos projetados sob medida e corretos para cada tipo de operação. Um exemplo? Um Volvo FH 500 10x4, entregue recentemente na Holanda e projetado para receber um dos guindastes articulados mais pesados do continente Europeu.

LEIA TAMBÉM


Adquirido pela Van Hooft Transport, empresa holandesa especializada na movimentação e transporte de cargas complexas, o extrapesado já se destaca de imediato pela tração 10x4, três eixos direcionais, quinta-roda removível (capacidade para operar como cavalo mecânico ou chassi rígido) e uma plataforma de carga livre com 4,5 metros de comprimento, que possibilita por exemplo o transporte de um contêiner de 20 pés.

Estávamos à procura de um camião com boa estabilidade e muita carga útil que fosse o mais compacto possível. Também insistimos em uma solução de fábrica. Este Volvo FH oferece tudo isso e é verdadeiramente um veículo polivalente. O caminhão pode ser usado como baú curto, baú longo e, graças à quinta roda removível, como cavalo mecânico”, destaca. Maarten Bos, diretor operacional da Van Hooft Transport.

Volvo/Divulgação
Atrás da cabine está presente o guindaste articulado ER-225 .000 A-8+6, produzido pela empresa turca World Power Erkin. Com capacidade para içar até 225 toneladas e alcançar até 35 metros de altura, o equipamento se consagra atualmente um dos maiores já entregues na Europa. Em seu ponto máximo de abertura, o guindaste turco é capaz de movimentar com tranquilidade 1,8 toneladas. Outro grande diferencial é que se trata de um guindaste 100% elétrico, ou seja, em operação, dispensa totalmente o uso do trem de força do caminhão, reduzindo assim de forma significativa as emissões de poluentes e os níveis de ruído. 

Os clientes estão cada vez mais perguntando o que fazemos para reduzir nossas emissões”, afirma Bos. “A operação elétrica é uma ótima solução para isso. Outra vantagem é que o caminhão não precisa funcionar quando usamos o guindaste. Por exemplo, se instalarmos uma máquina em um pavilhão industrial, isso economiza emissões e nosso pessoal pode trabalhar em condições muito mais silenciosas. Também operamos da forma mais limpa possível. Este caminhão funciona com biodiesel HVO, o que nos permite reduzir até 90% nas emissões de CO2”.

A combinação entre o caminhão e um guindaste resultaram em um veículo de carga com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 49 toneladas, sendo, 35,7 toneladas de tara e 13,3 toneladas de carga útil.


Os números impressionantes e pegada sustentável não são os únicos diferenciais deste poderoso equipamento. Por se tratar de um veículo desenvolvido em parceria com a própria Volvo, o exemplar também traz consigo as melhores e mais modernas tecnologias da montadora sueca. Destaque especial para a presença de uma transmissão I-Shift super reduzida e para a tecnologia Volvo Dynamic Steering, recurso capaz de otimizar a direção durante a condução.

Esta era uma configuração que ainda não existia e graças à boa orientação recebemos um veículo que atende a todo o nosso pacote de desejos. A personalização real foi entregue”, destaca o diretor operacional. “Já estamos operando com o Volvo FH há alguns meses e o motorista está muito satisfeito. É um veículo muito versátil, com uma força de elevação incomparável e muito confortável de usar. Graças ao Volvo Dynamic Steering, este caminhão tem uma direção super leve, mesmo com uma carga pesada. Além disso, o caminhão está equipado com todos os sistemas de segurança da Volvo Trucks. Estamos tão satisfeitos que agora encomendamos uma cópia exata deste veículo”, conclui.

Volvo/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA