Facchini

Rodeio de Caminhões chega à 12ª edição e volta ao "modo raiz"

João Castro/Raízen

Iniciativa que valoriza a segurança operacional na distribuição de combustíveis terá novamente provas práticas disputadas em caminhões-tanque

Google News
A Raízen, licenciada da marca Shell, realiza entre os meses de fevereiro e junho a 12ª edição do Rodeio de Caminhões. A competição premia os motoristas de caminhão que melhor performarem em provas teóricas e práticas voltadas à educação e à segurança no trânsito, preceitos que embasam a política de Zero Acidentes da companhia.

Maior programa de reconhecimento em segurança rodoviária do Brasil, o Rodeio de Caminhões é destinado aos mais de 5,5 mil motoristas de empresas prestadoras de serviços que realizam as operações de transporte de produtos da Raízen, envolvendo uma frota com cerca de 3,3 mil caminhões e mais de 200 milhões de quilômetros rodados a cada ano-safra.


A 12ª edição do Rodeio de Caminhões é marcada pela volta das provas práticas nas eliminatórias regionais sendo realizadas no formato presencial em caminhões-tanque. É uma volta ao modo raiz já que, desde 2020, as provas estavam sendo realizadas em simulador devido às restrições da pandemia de Covid-19”, explica o diretor de Logística da Raízen, Rafael Alvarez.

Depois de selecionados entre os 5 mil motoristas que fazem parte das operações de transporte de combustíveis da Raízen, competirão nas etapas regionais 200 motoristas nesta edição, que atuam em cerca de 40 transportadores parceiros da Raízen. Serão quatro etapas regionais -- mobilizando motoristas de caminhão -- nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, que serão disputadas entre fevereiro e abril deste ano.

A largada desta edição ocorrerá nos dias 3 e 4 de fevereiro, em Curitiba (PR). A seguir, a região Sudeste receberá duas eliminatórias: a primeira nos dias 3 e 4 de março, em Americana (SP), e a segunda nos dias 17 e 18 de março, em Porto Ferreira (SP). A última fase eliminatória será em Camaçari (BA), nos dias 14 e 15 de abril. Cada etapa regional classificará os três melhores motoristas que, depois, participarão da grande final concorrendo a prêmios como um carro zero quilômetro, uma moto de 250 cilindradas e um kit com televisão e Home Theater.


As provas
Em formato de competição, os motoristas de caminhão-tanque serão desafiados a mostrar suas habilidades realizando uma rotina de cinco testes de precisão de manobras, em um tempo máximo de 7 minutos. São eles: curva com cones, estacionamento de ré, estacionamento paralelo ao meio-fio em 90 graus, condução em linha reta com pinos e linha de parada. Eles também serão avaliados em testes teóricos sobre as rotinas operacionais seguras.

Na grande final do Rodeio, com data e local a ser definido, as provas práticas acontecerão em simuladores de circuito parametrizado fornecidos pelo SEST SENAT, com as diretrizes de direção segura adotadas pela Raízen.

A 12ª edição do Rodeio de Caminhões tem o patrocínio de Maxtrack, Carraro Seguros, R&G Solution, Cosan Corretora, Shell Box, Shell Lubrificantes, TSI, Apta e Grupo MedNet.


Timão de Ouro, com 50 participantes, apresenta a sua terceira edição
A Raízen não valoriza apenas a segurança no transporte nas estradas brasileiras. A empresa também reconhece o esforço das tripulações que fazem o transporte fluvial de combustíveis obedecendo a todos os protocolos de segurança. O Timão de Ouro, que está em sua terceira edição, acontece entre fevereiro e maio, reunindo as tripulações que realizaram suas operações com a máxima segurança exigida pela companhia. Esse programa conta com apoio da Hams Válvulas de Pressão e a Engeboat Projetos Navais.

Ao todo, participam desta edição mais de 4 equipes, que são separadas em duas categorias, que são a categoria V-Power e a Racing. Na V-Power, participam as tripulações que fazem as operações de transferência nos rios Madeira, Amazonas e Tapajós, e contarão com provas teóricas online sobre legislação, normas e procedimentos da área fluvial e simulados práticos de emergência, sendo eles Homem ao Rio, Atracação no porto/Terminal e combate ao incêndio.

Já na categoria Racing, comandarão as tripulações que atuam em Belém (PA), Madre de Deus (BA) e Rio Grande (RS) e Rio de Janeiro (RJ), legislação, normas e procedimentos da área fluvial e marítima. Os vencedores serão conhecidos em maio deste ano, e as premiações deste incluem o Timão de Ouro (troféu dourado) para a tripulação vencedora, viagem com a família para um resort, premiação em dinheiro e brindes.

FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA