Facchini

CNH Industrial revela o primeiro trator elétrico com recursos autônomos do setor agrícola

New Holland/Divulgação

Com emissão zero, protótipo representa a próxima etapa no plano de inovação da empresa

Google News
A CNH Industrial revelou o New Holland T4 Electric Power - o primeiro protótipo de trator totalmente elétrico do setor com recursos autônomos. A apresentação do modelo aconteceu no Tech Day, evento realizado em Phoenix, no Arizona (EUA), há poucos dias.

Um esforço concentrado de especialistas da empresa nos EUA (Burr Ridge e Detroit) e na Itália (Modena) conseguiu reduzir pela metade o tempo de desenvolvimento deste protótipo graças à colaboração do parceiro estratégico Monarch Tractor, especialista em soluções eletrificadas para agricultura, com sede na Califórnia (EUA). A experiência e os recursos da CNH Industrial, em conjunto com a tecnologia disruptiva da Monarch, tornaram possível este primeiro resultado a nível mundial.

Este marco de produto é o mais recente desenvolvimento em nosso plano estratégico de eletrificação. O protótipo apresentado é da marca New Holland Agriculture, enquanto o modelo comercial também se estenderá à marca Case IH. Ela segue o lançamento do multi-premiado pacote de energia e-Source - um gerador externo para implementos agrícolas elétricos.

"O T4 Electric Power é a solução ideal para operações de menor potência. É adequado para atividades agrícolas mistas, gado, pomares e aplicações especiais. Sabemos que nossos clientes estão ansiosos para adotar esse tipo de produto, por isso faz todo o sentido para nós continuarmos nossa jornada de eletrificação agrícola com esta plataforma", explica Marc Kermisch, Diretor-Geral Digital & de Informação da CNH Industrial.


Os detalhes precisos: Potência, desempenho e precisão
O modelo elétrico a bateria de primeira geração pertence ao segmento de trator leve utilitário. A produção comercial deve começar no final de 2023 com uma oferta de produtos mais ampla vindo em seguida.

Potência do E-motor: Até 120 cv
Torque máximo: Até 440 Nm
Tração nas 4 rodas: Sim
Velocidade máxima: 40 km/h
Emissões Zero: Sempre

Dependendo do perfil de uso, o pacote de baterias do trator fornece até um dia inteiro de funcionamento. Leva apenas uma hora para atingir 100% de potência quando se utilizam sistemas de carga rápida comercialmente disponíveis. As tomadas elétricas do trator suportam as tarefas agrícolas diárias, tais como soldagem e perfuração. Ele também funciona como um gerador de energia de reserva para necessidades diárias ou de emergência. E fornece energia para implementos elétricos. Os tradicionais implementos mecânicos, hidráulicos e de tomada de força também podem ser usados.

Desempenho
Nos testes, o T4 Electric Power mostrou um desempenho excepcional em comparação com um trator diesel convencional. Sua excelente capacidade de resposta o torna mais “agressivo”, eficiente e proporciona maior controle de tração. Um deslocamento mais suave e mudanças de marcha tornam a condução ainda mais agradável. Também reduz os custos operacionais em até 90% graças à eliminação de custos de combustível (diesel) e taxas de manutenção associadas.

E é silencioso. O ruído é reduzido em até 90% e a vibração também é substancialmente atenuada. Isto respeita as rígidas normas municipais de ruído, permite o funcionamento noturno e melhora o bem-estar do gado, especialmente quando se trabalha dentro de áreas cobertas, como celeiros.


Precisão
O que faz deste trator uma novidade mundial são suas características autônomas e suas capacidades automatizadas. Juntas, essas tecnologias fornecem soluções líderes que apoiam operadores de todos os níveis de habilidade.

O T4 Electric Power possui sensores, câmeras e unidades de controle que permitem suas características avançadas autônomas e automatizadas. Os agricultores podem ativar remotamente o trator através de um aplicativo para smartphone. O modo Shadow Follow Me permite aos operadores sincronizar as máquinas para trabalharem juntas. Um sistema de percepção de 360 graus detecta e evita obstáculos. A telemática e a orientação automática mantêm todas as funções sob controle para os operadores. O gerenciamento de frotas permite ao gerente da exploração agrícola atribuir tarefas a cada equipamento. O reconhecimento do implemento garante que o trator se conecte perfeitamente com o acessório necessário. E os serviços digitais permitem aos agricultores operar o trator de qualquer lugar, a qualquer momento, enquanto monitoram seu desempenho e nível de bateria.

A equipe de design global da CNH Industrial estilizou o modelo. O T4 Electric Power apresenta a cor Clean Blue da New Holland - também presente no novo T7 Methane Power GNL (Gás Natural Liquefeito) apresentado no Tech Day. Seu emblema de folha iluminado e suas luzes traseiras com assinatura marcam uma clara distinção da estética dos tratores diesel convencionais.

O T4 Electric Power junta-se aos tratores T7 Methane Power GNL e T6 Methane Power da New Holland para uma oferta de fontes alternativas que demonstra ainda mais o compromisso da CNH Industrial com o avanço sustentável da agricultura para os agricultores do mundo.

New Holland/Divulgação
FONTE: Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA