Facchini

Ônibus Mercedes-Benz Super Padron entra em operação em Belo Horizonte

Ruainer Reis/Instagram

Aquisição por parte da Saritur acontece logo após a conclusão com sucesso de testes operacionais; Modelo 4x2 de 14 metros é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros que os modelos 6x2 de 15 metros da concorrência

Google News
Após três meses de sucesso em testes operacionais reais, a Saritur investiu na aquisição do chassi de ônibus urbano Mercedes-Benz O 500 Super Padron para atendimento ao transporte público de passageiros em Belo Horizonte (MG). Contando com o maior chassi da categoria 4x2 urbano do mercado brasileiro, o modelo é capaz de receber carrocerias de até 14 metros de comprimento.

É com muita satisfação que emplacamos o nosso chassi de ônibus O 500 Super Padron em Belo Horizonte”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com esse veículo, nós oferecemos às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano um veículo padron 4x2 de piso alto e de 14 metros que pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um modelo 6x2 de 15 metros da concorrência”.


Durante o período de testes, o Mercedes-Benz Super Padron se destacou pela flexibilidade e versatilidade de operação nos corredores, atingindo uma redução significativa de custo operacional, graças a capacidade de atender com precisão a demanda de passageiros na capital mineira, tanto nos momentos de pico, quanto de entrepico. 

Com o chassi de ônibus Super Padron, nós conseguimos atingir os objetivos de redução de custo operacional que desejávamos para a nossa frota”, afirma Roberto Lessa, diretor da Saritur. “Os produtos da marca sempre nos atendem muito bem no quesito consumo de combustível e custo operacional. Além disso, apresentam facilidade de manutenção e de aquisição de peças por meio do trabalho da equipe de pós-venda. Daqui para frente, por conta dessa excelente e antiga parceria que nós temos com a Mercedes-Benz, certamente vamos adquirir mais ônibus deste modelo para a nossa frota”.

Atualmente a Saritur se consagra como um cliente tradicional da Mercedes-Benz do Brasil. Com mais de 40 anos de história no mercado, a viação atende ao sistema municipal de Belo Horizonte e demais cidades da Região Metropolitana por meio do transporte urbano e rodoviário, percorrendo linhas intermunicipais e interestaduais com uma frota de mais de 1.200 ônibus, dos quais cerca de 900 são da marca Mercedes-Benz.



Sobre o Mercedes-Benz O 500 Super Padron
Especialmente indicado para sistemas de transporte coletivo urbano que utilizam linhas segregadas, corredores e faixas exclusivas, o Super Padron 4x2 se destaca por ão precisar de manutenção do 2º eixo direcional, condição necessária nas versões 6x2. Além disso, a configuração de tração proporciona um menor arraste dos pneus traseiros ou dianteiros, o que também se traduz em menor custo de manutenção e contribui para a redução do consumo de combustível.

Para atender com precisão a altura de plataformas de embarque de 920 mm, com conforto e segurança de acessibilidade aos passageiros, incluindo os cadeirantes, o Super Padron sai de fábrica com com piso alto, podendo receber carrocerias de até 5 portas: 3 à direita com degraus para acesso pela calçada e 2 à esquerda para acesso pelos corredores de ônibus centrais.

A mais recente aposta da Mercedes-Benz para o transporte de passageiros em grandes centros urbanos também traz como diferenciais, câmbio automático de série, com retarder integrado e auxílio de partida em rampa, além de suspensão totalmente pneumática com dois bolsões de ar na dianteira e quatro bolsões de ar na parte traseira.


Já a máxima segurança operacional é assegurada por freios a disco, EBS e o exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake da Mercedes-Benz, que oferece mais segurança, potência de frenagem e menor desgaste dos freios, volante multifuncional com teclas, para evitar que o condutor tire as mãos da direção, recurso Eco Suporte no painel de instrumentos, responsável por auxiliar uma condução mais econômica durante a operação e sistema de desligamento automático do motor (EIS - Engine Idle Shutdown).

A grande vantagem do nosso Super Padron é o fato dele ter um eixo a menos em comparação com seus concorrentes 6x2. Isso significa menor custo de manutenção e de reposição de peças e mais rentabilidade para as empresas de ônibus com a mesma capacidade de transporte de passageiros”, destaca Walter Barbosa. “O Super Padron fornece a mesma comodidade, acessibilidade e segurança que os nossos ônibus articulados. Mesmo que o veículo não possua articulação ou terceiro eixo traseiro, ele pode operar na mesma rota sem diminuir o nível de conforto para os usuários”.

Ruainer Reis/Instagram

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA