Facchini

DACHSER assina intenção de compra de 50 caminhões Mercedes-Benz 50 eActros LongHaul

Mercedes-Benz/Divulgação

Com autonomia para até 500 quilômetros, extrapesado 100% elétrico está previsto para começar a ser produzido em 2024

Google News
Com o objetivo de ampliar ainda mais a sustentabilidade da frota de veículos de carga, a prestadora de serviços de logística DACHSER assinou recentemente uma carta de intenção de compra de 50 caminhões Mercedes-Benz 50 eActros LongHaul. O extrapesado 100% elétrico foi relevado pela primeira vez ao mercado na IAA Transportation 2022.



"A DACHSER é um cliente muito valioso para nós no transporte sustentável. A DACHSER já era um parceiro de testes comprometido durante o desenvolvimento do eActros 300/400 para distribuição pesada. Estamos ainda mais satisfeitos porque a empresa de logística agora também planeja contar com o eActros LongHaul na próxima etapa, reforçando nossa estratégia quanto a eletrificação", destaca Stina Fagerman, Head de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks.

"Esta Carta de Intenções reafirma o nosso compromisso com o desenvolvimento e teste de propulsores de veículos comerciais amigos do ambiente. A ampla autonomia do eActros LongHaul vai nos permitir transportar mercadorias entre nossas localizações europeias sem emissões, mesmo no tráfego de cargas pesadas e no transporte de longa distância. Este é um componente importante da estratégia de proteção climática de longo prazo da DACHSER", afirma Alexander Tonn, Diretor Operacional de Logística Rodoviária da DACHSER.

Essa não será a primeira aquisição de veículos de carga elétricos da empresa de logística. A DACHSER já conta com modelos como o FUSO eCanter e o eActros, desde 2018, como parte de seu conceito de entrega urbana sustentável “DACHSER Emission-Free Delivery (Entrega Livre de Emissões)”. Em onze cidades europeias, vans e caminhões elétricos à bateria entregam todas as encomendas de maneira livre de emissões locais de CO2. Na “última milha”, a Dachser também usa bicicletas de carga com suporte elétrico para distribuir as encomendas. ALém disso, o projeto piloto em Stuttgart foi o vencedor do concurso “Sustainable Urban Logistics (Logística Urbana Sustentável)” do Ministério Federal do Meio Ambiente da Alemanha e da Agência Federal do Meio Ambiente em 2018.


Sobre o Mercedes-Benz eActros LongHaul
Desenvolvido para atender com precisão as operações rodoviárias de longa distância e previsto para começar a ser produzido em série a partir de 2024, o inédito Mercedes-Benz eActros LongHaul se destaca a primeira vista pelo visual imponente e totalmente futurístico. Destaque também para linhas ainda mais harmoniosas, ausência de grade frontal e um perfil de LED entre os faróis.

Por se tratar de um segmento operacional que exige alta durabilidade, autonomia significativa e a máxima disponibilidade, os engenheiros da Mercedes-Benz Trucks se concentram no desenvolvimento de um trem de força altamente tecnológico, robusto, funcional e durável. Segundo a montadora alemã, a versão de produção deverá contar com dois motores elétricos que garantem uma potência total e contínua de 400 kw (540 cv) e três conjuntos de bateria com capacidade total para armazenarem pouco mais de 600 kWh, o que deverá garantir uma autonomia para até 500 quilômetros com uma única carga.

Contando com tecnologia de célula de fosfato de ferro-lítio (LFP), as baterias que serão utilizadas no eActros se destaca pela longa vida útil e máxima disponibilidade de energia. Além disso, poderão ser carregadas de 20 a 80% em menos de 30 minutos, através de estações de carregamento com uma potência de cerca de um megawatt.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA