Facchini

Escavadeiras Link-Belt combinam baixo consumo de combustível e redução de impactos ambientais

Link-Belt/Divulgação

Em conformidade com o selo Proconve, a linha X3E emite menos poluentes e gera menos ruídos

Google News
Para atender às necessidades específicas do mercado latino-americano, as escavadeiras da linha X3E da Link-belt passaram por melhorias para garantir a alta performance em ambientes com alta temperatura e umidade, como é comum na região. Os equipamentos possuem motor Isuzu eletrônico de quatro cilindros, que atende a certificação brasileira Proconve/MAR-I, equivalente a norma americana EPA Tier 3, programa que visa reduzir os impactos dos veículos motorizados na qualidade do ar e na saúde pública.


O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) foi desenvolvido em 2017 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), visando diretamente o controle dos níveis de emissão de poluentes. Similarmente, promove o desenvolvimento tecnológico nacional e a melhoria na qualidade dos combustíveis. No caso das escavadeiras, o selo recebido é o Proconve MAR – I, direcionado para máquinas agrícolas e rodoviárias.

Para atender ao programa, a Link-Belt adotou características de fábrica importantes em suas máquinas, como um motor compacto com alto torque em baixas rotações, aliado a um conjunto hidráulico eficiente, composto pela bomba, comando hidráulico e a controladora eletrônica. Esse conjunto tem sido aprimorado para proporcionar um melhor refinamento, bem como a redução do consumo de combustível. Assim,  a emissão de gases na atmosfera é menor, ao mesmo tempo que a performance da escavadeira é melhorada.

Outro item importante é a válvula Exhaust Gas Recirculation (EGR), que possibilita a diminuição de gases poluentes provenientes da queima do combustível, principalmente o diesel. Além disso, a alta performance da linha X3E permite que o motor opere com um baixo nível de emissões de ruídos.


O especialista de Produto da Link-Belt, Vladimir Machado, explica que as escavadeiras reduziram de forma brutal a emissão de poluentes. “De forma direta, as grandes empresas e obras exigem máquinas que atendam a norma Proconve MAR-I. Então, possuir o selo garante que a marca está comprometida com o meio ambiente e este é um fator importante na decisão de compra de equipamentos”, informa Machado.

De forma indireta, o programa Proconve MAR-I, contribuiu para que fossem desenvolvidas novas tecnologias. Um exemplo é a injeção eletrônica que ajuda a diminuir o consumo de combustível e consequentemente, a emissão de poluentes. O especialista explica ainda que a baixa concentração de enxofre em motores reduz a lubricidade, porém, o uso de biodiesel faz com que a lubricidade aumente. Portanto, essa balança deve ficar sempre em equilíbrio.

As escavadeiras da série X3E foram projetadas para atender de forma integral a legislação, tanto com a melhoria no tratamento de materiais de toda linha e corpo de injeção, como na adoção de um sistema de filtragem robusto, com dois pré filtros e um sistema principal duplo. Na prática, a máquina é capaz de retirar praticamente todos os contaminantes, fazendo com que a mistura que vai ser queimada seja a mais limpa possível. Além da bomba principal de combustível, outra de transferência faz com que o sistema de injeção trabalhe com uniformidade de ponta a ponta.


A série X3E possui também drenos ecológicos para as trocas de fluidos, minimizando o risco de acidentes e vazamentos durante a troca de óleo. Inclusive, para garantir a autonomia da escavadeira, a máquina pode ser abastecida por caminhões ou tambores, utilizando a bomba de alimentação a diesel.

As X3E foram submetidas a uma série de testes de campo antes de obter a autorização de importação e comercialização dentro do Brasil. As etapas até a homologação incluíram testes de motor realizados em bancada, envio de documentação técnica elaborada por laboratórios internacionais e nacionais, testes de ruído em campo, bem como a verificação da origem dos componentes.

Ter o selo na série X3E é extremamente importante, pois ele traduz a preocupação da marca com relação ao meio ambiente, destaca a tecnologia, que alia sustentabilidade e necessidade de performance tão exigidas pelo mercado. O resultado é o reconhecimento da escavadeira Link-Belt como um equipamento de grande força, velocidade, baixo consumo e extremamente durável”, destaca o especialista de Produto.

FONTE: Divulgação
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA