Facchini

Grupo Vamos adquire os 20 primeiros caminhões autônomos Volkswagen

VWCO/Divulgação

Totalmente desenvolvido e testado no Brasil, VW Constellation 31.280 8x4 com direção autônoma foi concebido para atender com precisão as operações no segmento canavieiro

Google News
A Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou a participação na 23ª edição da Fenatran, a maior feira de transporte rodoviário de cargas e logística na América Latina, com ótimos motivos para comemorar. Prova disso é a comercialização dos 20 primeiros caminhões VW Constellation 31.280 8x4 com direção autônoma para a Vamos, líder e pioneira em locação e venda de caminhões, máquinas e equipamentos e com ampla rede de concessionárias de novos e seminovos. 

Começamos novamente com o pé direito, celebrando as primeiras vendas desse modelo logo após anunciar seus testes em campo. O Grupo Vamos é o primeiro a adquirir unidades autônomas dos caminhões Constellation, e estamos muito felizes com essa parceria. Esperamos iniciar as entregas desses veículos nos primeiros meses de 2023”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Totalmente desenvolvido e testado no Brasil, o VW Constellation 31.280 8x4 conta com direção eletricamente assistida, que faz a interface com toda a tecnologia embarcada. Destaca-se ainda a presença de um avançado sistema de geoposicionamento em tempo real (Real Time Kinematic ou RTK), que identifica sua posição e segue a rota pré-programada, com precisão de 2,5 cm e com variações mínimas, impossíveis de se atingir na condução humana.

A nova aposta da VWCO para atender o agronegócio também traz como grande diferencial um exclusivo sistema VWCO de câmeras, que substituem os retrovisores tradicionais, oferecem uma visão 360° ao redor do veículo, além de maior visibilidade durante a operação noturna.


O Grupo Vamos lidera a locação de caminhões e ônibus Volkswagen, além de ser o maior da nossa rede de concessionários autorizados. Sua preferência por nossos produtos é uma evidência para o mercado da nossa excelência e versatilidade num mercado exigente como o brasileiro. Esperamos corresponder uma vez mais às expectativas e exigências de um cliente desse porte”, explica Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços da montadora.

A compra dos caminhões autônomos da Volkswagen incrementará a frota que temos disponível para locação pelo agro, setor em expansão no qual identificamos grandes oportunidades de negócios. Nós apostamos em tecnologia para levar soluções ao cliente e, por isso, estamos honrados de sermos os primeiros compradores desse modelo da Volkswagen no Brasil”, conta Gustavo Couto, CEO da Vamos.

Pioneira no setor de locação de veículos pesados no Brasil, a Vamos atua em um mercado com forte potencial de crescimento, já que apenas 1% da frota brasileira é alugada. O modelo de negócio da Vamos Locação possibilita uma economia de até 30% nos custos da frota, pois permite ao cliente manter o foco em sua atividade principal, sem se preocupar com documentação e manutenção. Além da economia, a locação contribui para a renovação e modernização da frota, reduzindo a pegada de carbono.


Robustez de ponta a ponta
Assim como os demais exemplares off-road da marca, o novo VW Constellation 31.280 8x4 com direção autônoma também carrega em seu DNA a Robustez. Com Peso Bruto Total (PBT) de 42 toneladas, o modelo se destaca pela presença de pneus de alta flutuação que reduzem a compactação do solo e aumentam a tração. Eixos de bitola larga de 3 metros, aliados à suspensão reforçada e ajustados para este tipo de operação, asseguram maior estabilidade lateral do veículo em todas as condições.

Já o sistema de tração 8x4, somado ao consagrado motor D08 de 280 cv com transmissão automatizada, garante alto desempenho em qualquer terreno, além de conferir maior conforto ao motorista, disponibilidade e durabilidade dos componentes do sistema de trem de força.

Quando equipado com o kit canavieiro, o modelo passa a contar ainda com grade de proteção frontal “quebra mato”; escapamento vertical, pré-filtro agrícola, proteção inferior do radiador “peito de aço”; protetor de alternador contra palha; protetor térmico das tubulações do sistema pneumático (freio), tela de proteção do radiador, pontos de ar para limpeza da cabine e da grade frontal e chicote elétrico com proteção robusta e tomada de força, entre outros.

Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA