Facchini

Linha VM 2023 terá motor Volvo 10% mais econômico e com duas novas potências

Volvo/Divulgação

Novo motor Volvo D8K de 290 cv ou 360 cv, transmissão I-Shift de 7ª geração e novo pacote de segurança estão entre as principais novidades da linha VM 2023 Euro 6

Google News
Além de atender com precisão a nova norma de emissões que entrará em vigor no próximo ano, Proconve P8 (Euro 6), a linha 2023 de caminhões Volvo VM estreia repleta de novidades, desde importantes mudanças no trem de força até a introdução de novas tecnologias e recursos de segurança.

São inovações que transformam o VM num novo caminhão, mais econômico, mais potente e mais seguro, aprimorando um modelo que vem cada vez mais conquistando o transportador brasileiro”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.


Volvo/Divulgação
Novo motor Volvo e transmissão I-Shift de 7ª geração
A partir de 2023, o tradicional propulsor MWM de 7 litros dará lugar ao inédito Volvo D8K, um motor de 8 litros com novo turbo de alta performance e injeção common rail, tecnologia de última geração, que se ajusta para baixar as rotações para menor consumo e se adapta em altas rotações quando se precisa de mais desempenho. “Com esse novo motor o consumo de combustível é até 10% menor, dependendo da topografia, carga e tipo de operação”, assegura Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Além de potências maiores, sendo, 290 cv e 360 cv, a nova motorização também contará com freio-motor mais potente, de 210 cv e VEB de 300cv, que proporcionam maior segurança e menor custo de manutenção de componentes e das lonas de freio. Destaca-se ainda as novas opções de tomada de força de fábrica, disponíveis em todas as motorizações, e novos softwares para gerenciar a plataforma eletrônica do veículo, com funcionalidades atualizadas para maior segurança, precisão e confiabilidade. 

Para garantir a máxima economia de combustível, o novo motor Volvo D8K contará ainda com um sistema de desligamento automático após 5 minutos em marcha lenta. 


Combinado com novo propulsor Volvo, estará a 7ª geração da renomada transmissão I-Shift. Totalmente reformulada com módulos eletrônicos, novo processor e mais inteligência embarcada, a caixa possibilitará trocas de marcha mais rápidas, precisas e suaves.

A nova geração da linha VM também terá a função Heavy Start (Subida Pesada), que aumenta a eficiência do caminhão para vencer rampas. Por meio de  sensores que medem a inclinação da rampa e até a quantidade de carga, a caixa I-Shift de 7ª geração modula o giro para concentrar mais torque no momento adequado da manobra em aclives – tudo feito automaticamente, seja numa operação rodoviária ou vocacional.

Além da I-shift, a Volvo seguirá ofertando como opcional ou para versões específicas, como o VM City, a transmissão manual ZF de nove velocidades.

Volvo/Divulgação


Novas tecnologias
Os caminhões Volvo VM 2023 também contarão com uma série de novas tecnologias embarcadas. Destaque para a I-Roll, função já presente na linha F e que coloca automaticamente a I-Shift em neutro assistido e garante que o caminhão aproveite o embalo que a topografia proporciona, gerando uma economia adicional de combustível. “É menos consumo de diesel, mas com toda a segurança”, observa Valerio.

Sucesso entre os extrapesados da marca, a Aceleração Inteligente Volvo também passará a fazer parte da linha VM. Através de algoritmos precisos, a tecnologia identifica a necessidade real de torque conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa, durante a utilização do pedal do acelerador. “É uma excelente novidade para o VM, um fator decisivo para a redução de até 10% de consumo de diesel nos novos motores Euro 6 do modelo”.

Outra inovação que estará presente a partir de 2023 na linha VM é a introdução de modos de condução. A linha contará com dois para os veículos rodoviários (Econômico e Performance) e dois para os caminhões vocacionais (Econômico e Off Road). 


Segurança aprimorada
Não há dúvidas de que a segurança sempre foi e será uma das principais premissas da Volvo. Na linha VM 2023 o tratamento desta importante questão não será diferente. Além do novo e potente freio motor, o VM 2023 contará com freios eletrônicos EBS, que garantem distâncias menores de frenagem e um aumento da estabilidade do caminhão, e ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), um dispositivo de segurança ativa que reduz significativamente o risco de tombamento em curvas fechadas. 

A partir do próximo ano a gama também passa a contar com Auxílio de Partida em Rampa, um sistema eletrônico que, em arrancadas em aclives, dá mais conforto e segurança ao motorista, um novo e completo pacote de espelhos, incluindo o frontal e o de meio fio, além de faróis DRL (Luz do dia) em LED.

Novo painel de instrumentos
Na parte interna, a linha VM se destaca pela introdução de um novo e moderno painel de instrumentos com um display colorido de 4,3 polegadas em alta resolução. Além da elevada interatividade, a ferramenta traz ainda mais informações, como dados sobre a condução, computador de bordo e manutenção.


VM Tractor Power
Volvo/Divulgação
Sucesso incontestável entre os semipesados, a linha também promete se destacar ainda mais entre os pesados. Para isso, a Volvo apresenta a inédita versão Tractor Power. Voltado para operações na faixa de 40 toneladas, o novo cavalo mecânico ofertado exclusivamente em configuração 4x2 conta com com o motor Volvo D8K de 360 cv, freio motor VEB de 300cv e caixa I-Shift.

É um caminhão ideal para operações de logística e médias distância, na faixa das 40 toneladas. Com o novo motor Volvo e todos os avanços da linha Euro 6, seguramente o Tractor Power é a melhor opção de cavalo mecânico de entrada do mercado”, afirma Jeseniel Valerio.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA