Facchini

Caminhões Scania 2023 terão novo freio motor e mais recursos de segurança

Scania/Divulgação

Novos sensores de ponto cego localizados nos para-lamas dianteiros e ADAS 2.0 completam a lista de novos recursos de segurança

Google News
As novidades da Scania para o próximo ano vão muito além do atendimento da nova norma de emissões Proconve P8, popularmente conhecida como Euro 6. Além de apresentar ao mercado brasileiro a nova geração de caminhões SUPER, a montadora de origem sueca também confirmou a introdução de novos recursos de segurança. Destaque para um novo freio motor, agora no cabeçote,  novos sensores de ponto cego e introdução da evolução do sistema de segurança ADAS (Advanced Driver Assistance Systems ou sistema de auxílio ao motorista).


Novo freio motor: Em total sintonia com as principais demandas do transportadores brasileiros, toda a gama Scania SUPER contará de série com freio de cabeçote CRB (do inglês Compression Release Brake), que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (350Kw (475 cv)) e não necessita de manutenção. 

Já o consagrado freio hidráulico auxiliar Scania Retarder seguirá sendo ofertado como opcional e juntos podem chegar a 850 Kw (1.155 cv) de potência de frenagem.  


Novos sensores laterais: Com objetivo de mitigar de forma considerável a ausência de visibilidade nas laterais dos caminhões, a nova geração Scania 2023 contará com novos sensores localizados em ambos os para-lamas dianteiros e responsáveis por alertarem constantemente o motorista sobre a existência de veículos, pedestres e obstáculos nos pontos cegos. 

Segundo a marca, a tecnologia contará com três níveis de alertas. O primeiro será uma indicação de luz âmbar fixa (quando há uma pessoa vulnerável na estrada na lateral do veículo). O segundo alerta será um aviso por indicação de luz âmbar piscando e vibração do assento do motorista (quando ele ativa o indicador na direção do usuário vulnerável da estrada). Já o terceiro alerta será por meio de indicação de luz vermelha constante e aumento da vibração do assento (quando o condutor dirige o veículo em direção à pessoa vulnerável da estrada). Os novos sensores fazem parte do ADAS 2.0.

Lucas Duarte/Portal Caminhões e Carretas


ADAS 2.0: Em 2016 a Scania se tornou pioneira ao oferecer o sistema de segurança ADAS (Advanced Driver Assistance Systems ou sistema de auxílio ao motorista) como parte do pacote de segurança opcional. Já a partir do próximo ano, os caminhões Scania contarão com a evolução deste sistema. 

Dentre os diferenciais do ADAS 2.0 destaca-se a presença da direção elétrica ativa, que permite a correção automática da direção pelo veículo, e controle de velocidade cruzeiro com predição ativa, ativado caso o veículo não fique parado a 0km/h por mais de três segundos, voltando a acompanhar o veículo da frente em um sistema “stop and go”. 

O sistema ADAS representa o que temos de melhor no quesito de segurança ao motorista, além de exigir menos reparos e ofertar mais disponibilidade”, pontua Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania no Brasil.



Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA