Facchini

Randon New R

Ônibus biarticulado Volvo completa 30 anos de história e sucesso no transporte de passageiros

Primeiro ônibus biarticulado Volvo surgiu após uma parceria entre a marca e a cidade de Curitiba (PR) - Foto: Volvo/Divulgação

Curitiba (PR) foi a primeira cidade no mundo a contar com os modelos biarticulados Volvo; atualmente o sistema BRT está presente em 61 cidades da América Latina

Google News
Há 30 anos, a Volvo iniciava uma importante revolução no transporte público de passageiros nas grandes cidades, especialmente do continente latino-americano. Esse importante passo foi dado com a apresentação dos ônibus biarticulados, veículos de quatro eixos e duas articulações que asseguram alta capacidade de passageiros. O atual modelo comercializado pela Volvo é considerado o maior ônibus em operação no mundo. Dependendo da configuração da carroceria, os exemplares podem ter até 30 metros de comprimento e capacidade para 300 passageiros.

Os biarticulados representaram um salto de capacidade e qualidade no deslocamento das pessoas em grandes cidades. Foi a partir dessa invenção da Volvo que surgiu uma revolução, conhecida hoje como BRT (Bus Rapid Transport), sistema de transporte rápido por ônibus que se espalhou pelo mundo nas últimas três décadas. Hoje, a Volvo está em BRTs de dezenas de países, com mais de 5 mil veículos da marca”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses na América Latina.


Início de uma trajetória de sucesso
Primeiros ônibus biarticulados Volvo começaram a circular em 1992 - Foto: Volvo/Divulgação
O legado de sucesso dos ônibus biarticulados Volvo começou a ser construído a partir de uma parceria entre a montadora e a própria cidade de Curitiba no fim da década de 80. Na ocasião, a prefeitura procurou a fabricante com a proposta de desenvolver um ônibus de capacidade ainda maior do que os já consagrados articulados Volvo de então.

Na década de 70, a prefeitura começou a criar a RIT, a Rede Integrada de Transporte. Primeiro, com o sistema de ônibus expresso. Em 1974, inaugurou o tráfego de coletivos em vias exclusivas. Já na década de 1990 surgiu a linha direta, conhecida como ligeirinho, e as estações tubo, um dos ícones da capital paranaense.


A prefeitura projetou o sistema não apenas para transportar pessoas, mas também conduzir o desenvolvimento urbano. A partir do planejamento para onde a cidade devia crescer, levou-se o sistema de transporte e, naturalmente, a região se desenvolveu. Mas para cumprir esse objetivo e continuar crescendo, a RIT demandava veículos de altíssima capacidade. A Volvo então aceitou o desafio e em apenas nove meses desenvolveu o projeto. Em 1992 começaram a circular, em canaletas exclusivas do eixo Centro-Boqueirão, os primeiros 30 biarticulados com capacidade para 200 passageiros cada, e com 24,5 metros de comprimento.

Com faixas exclusivas para ônibus, tarifa integrada e pré-paga e estações de embarque rápido em nível, nascia o conceito do BRT, que projetaria Curitiba para o mundo. Hoje, a RIT transporta mais de 1,3 milhão de passageiros por dia. São 250 linhas, 329 estações tubo, 22 terminais e 6,5 mil pontos de parada. A RIT vai além de Curitiba e integra outras 13 cidades à rede.


Presença consolidada na América Latina
Dependendo da configuração, ônibus biarticulado Volvo pode ter até 30 metros de comprimento e transportar 300 passageiros - Foto: Volvo/Divulgação
Com total apoio da montadora sueca, a cidade de Curitiba (PR) consolidou o BRT como um importante e eficiente sistema de transporte coletivo em todo o mundo, principalmente na América Latina. “A Volvo é líder em veículos de grande capacidade para BRTs no continente latino-americano”, diz Todeschini.

Atualmente o sistema BRT está presente 61 cidades do continente, segundo dados da Global BRT Data, transportando diariamente 21 milhões de passageiros. O país com mais BRTs no continente é o Brasil: 24 cidades. Além de Curitiba, o sistema está, por exemplo, em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Recife (PE), todos com presença forte de veículos Volvo. No Brasil, os BRTs respondem pelo deslocamento de 10,8 milhões de passageiros todos os dias.

Já um dos maiores sistemas BRT do mundo está localizado na cidade de Bogotá, capital da Colômbia. Por lá, o sistema batizado de Transmilênio transporta 2,2 milhões de passageiros diariamente ao longo dos 113 quilômetros de extensão. Presente desde a implantação do sistema, a marca vem continuamente contribuindo nas renovações de frota da cidade. Somente nos últimos quatro anos foram mais de 1.000 ônibus Volvo para o BRT da capital do país andino.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA