Facchini

eMillenium: Conheça a aposta da Caio para a eletrificação do transporte público de passageiros

Caio eMillenium foi um dos principais destaques da marca na LAT.BUS 2022 - Foto: Caio/Divulgação

Desenvolvido exclusivamente para chassis elétricos, novo Caio eMillenium se destaca pelo design sofisticado e alta tecnologia embarcada

Google News
Atenta a crescente demanda pelo eletromobilidade no transporte público de passageiros e mantendo o compromisso de estar a frente do seu tempo, a Caio, líder nacional na produção de ônibus urbanos, revelou ao mercado brasileiro neste mês o inédito ônibus urbano eMillenium. O exemplar foi um dos principais destaques da fabricante na Lat.Bus Transpúblico 2022, maior evento de mobilidade urbana da América Latina.

A Caio transforma necessidades e novas ideias, em ônibus que ditam tendência. O eMillennium está no hall de veículos premium da Caio, que agregam alta tecnologia, estrutura robusta, segurança, com itens e soluções baseadas em muitas pesquisas e inovação. Agora no Brasil temos um veículo equiparado a modelos de padrão internacional. Podemos garantir que ele já é um sucesso”, explica Paulo Ruas, CEO do Grupo Caio.


Tendo como base esse know-how e a crescente tendência pela eletrificação dos modais, o inédito Caio eMillenium se consagra como o primeiro veículo do portfólio de produtos da marca desenvolvido especificamente para chassis de propulsão elétrica. O exemplar apresentado no evento, foi encarroçado sobre chassi BYD D9W Elétrico com 6.350 MM E.E.

O desenvolvimento do modelo e-Millennium, foi pensado em sua totalidade para atender às necessidades e requisitos dos veículos com propulsão elétrica. Além de sustentável, o e-Millennium é uma alternativa eficiente em termos de confiabilidade, tecnologia, modernidade e operação”, explica Anthony Camacho, gerente de processos e desenvolvimento de produto da Caio.


Sistema de câmeras high definition é oferecido como opcional e substitui os tradicionais espelhos retrovisores Foto: Caio/Divulgação
Design moderno e sofisticado
Inspirado em tendências internacionais, o Caio eMillenium estreia trazendo consigo um design que reúne o que há de melhor em termos de contemporaneidade e sofisticação. O resultado? Um visual harmônico e limpo, complementado por linhas retas e ampla área envidraçada. 

Assim como os demais ônibus que compõem o portfólio da fabricante, o novo modelo também conta com conjunto óptico full led, com a assinatura exclusiva Caio, lanternas em LED com efeito de iluminação homogêneo e o uso inteligente de componentes, intercambiáveis entre outros modelos da marca. Já os para-choques dianteiro e traseiro, além da cúpula e break light traseiro, trazem novas configurações.


O eMillennium faz parte da atualização da família de produtos Caio, por isso seu design segue uma identidade única, mas que traz o mesmo DNA dos outros produtos lançados pela marca desde 2021. Somos uma equipe arrojada, que teve como desafio incorporar no veículo componentes inéditos no mercado brasileiro, agregando funcionalidade, custo-benefício e beleza”, explica Roberto Barduco, gerente de design da Caio.

Além da total compatibilidade com chassis elétricos, o novo Caio eMillenium também se destaca pela ampla visibilidade proporcionada aos motoristas, característica assegurada pelo para-brisa inteiriço e pelo moderno de sistema de câmeras high definition, que ocupam a função dos espelhos retrovisores externos, com monitores que ampliam o campo de visão do motorista, favorecendo as manobras e a dirigibilidade, garantindo a segurança no cotidiano.

Caio eMillenium conta com acabamento interno superior e de fácil limpeza - Foto: Caio/Divulgação
O novo Caio eMillenium também conta com itens produzidos em polímero, material 100% reciclável, que alia acabamento superior, durabilidade e facilidade de limpeza. Além disso, por se tratar de um material mais leve, impacta positivamente no peso do veículo. 

Assim como no Millennium, o eMillennium possui seção transversal que conferiu um aumento para 2.550 mm de largura externa e de até 70 mm a mais na parte interna (parte inferior) e 110 mm na parte interna (parte superior). A nova seção transversal também contribui para o melhor posicionamento do pack de baterias e componentes, assim como maior capacidade de lotação”, pontua João Roberto dos Santos, gerente de engenharia.


Retomada do mercado
Apesar das inúmeras incertezas e desafios enfrentados pelo segmento de ônibus, a Caio se manteve confiante e apresentando ao mercado brasileiro importantes lançamentos que agora estão prontos para o período de retomada. “Mesmo durante a pandemia continuamos investindo em inovações, pesquisas, aprimoramento de nosso time, com a visão de estarmos prontos para esse momento de retomada. Reflexo desse esforço são nossos números de mercado e três lançamentos em dois anos”, conclui Maurício Lourenço da Cunha, vice-presidente industrial do Grupo Caio.


Novo Caio eMillenium conta com design inspirado em tendências internacionais - Foto: Caio/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA