Facchini

FleetBus: Mercedes-Benz lança serviço 4.0 de telemetria e conectividade para empresas de ônibus

Mercedes-Benz/Divulgação

Ferramenta oferece diagnóstico de falhas, eventos geolocalizados e diagnose em tempo real com análise do comportamento do veículo; tecnologia pode ser incorporada em todos os ônibus da marca fabricados a partir de 2012

Google News
Atenta às novas demandas das empresas de ônibus, a Mercedes-Benz do Brasil apresentou ao mercado neste mês, um inovador sistema de telemetria e conectividade para gestão de frota. Batizado de FleetBus, o serviço 4.0 oferece uma ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo o risco de paradas não programadas. 

Disponível para todo o portfólio da marca, incluindo o inédito chassi de ônibus elétrico urbano eO500U, o FleetBus foi um dos principais destaques da marca na Lat.Bus Transpúblico 2022 – Feira Latino-americana do Transporte.


Nossos clientes sempre nos pedem novas soluções para reduzir custos e melhorar a disponibilidade dos seus veículos. Está aí então o FleetBus, mais uma tecnologia robusta e eficiente com a qualidade e a credibilidade da nossa marca, disponível para empresas que atuam nas diversas aplicações urbanas e rodoviárias”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Essa ferramenta inovadora foi totalmente desenvolvida no País, dentro da realidade do transporte de passageiros e de acordo com o perfil dos frotistas do setor. Trabalhamos neste serviço 4.0 pensando em todos aqueles que estão envolvidos no ecossistema do transporte responsável, seguindo, aliás, os pilares ESG da nossa Empresa”.

Além de proporcionar maior disponibilidade da frota, o uso do FleetBus assegura economia no consumo energético, seja o diesel ou a eletricidade, bem como redução de custos operacionais e do TCO, que é o custo operacional total ao longo da vida útil do ônibus”, diz Walter Barbosa. “Essa novidade poderá ser contratada pelos clientes ainda este ano e contará com novas funcionalidades a partir de 2023”. 


Solução disponível para ônibus zero km e modelos produzidos desde 2012
Voltado para pequenos, médios e grandes frotistas, o FleetBus está disponível para todos os segmentos de ônibus do mercado, incluindo modelos Mercedes-Benz zero km Euro 6 da linha 2023 e veículos produzidos desde 2012 (Euro 5). Para se conectarem à plataforma, os ônibus da marca devem receber a instalação de um kit de conectividade composto por um módulo de telemetria, chicotes elétricos e antenas que pode ser adquirido em nossa rede de concessionários.

Com o FleetBus, estamos entrando numa nova era de Serviços 4.0 da Mercedes-Benz para clientes de ônibus, fortemente marcada pela telemetria e conectividade”, destaca Walter Barbosa. “Dessa forma reforçamos o maior portfólio de serviços do Brasil para acompanhar a evolução do mercado e dos nossos clientes. Afinal, eles também estão avançando muito com conceitos da Indústria 4.0”.


Inúmeras funcionalidades e informações em tempo real
O Mercedes-Benz FleeTBus chega ao mercado brasileiro trazendo consigo ferramentas de diagnóstico de falhas, eventos geolocalizados (informações sobre onde e quando os eventos ocorreram) e sistema de diagnose em tempo real com análise do comportamento do veículo e do modo de condução. De forma detalhada, o sistema lê o que acontece com o ônibus, fornecendo assim avaliações mais precisas, gerando confiança e, principalmente, resultados concretos para os clientes.

Com interface Web e uso intuitivo e amigável, o novo serviço traz mais vantagens aos clientes como por exemplo, para que os ônibus da frota fiquem mais tempo em circulação, gerando resultados e rentabilidade. Além disso, a redução no consumo de diesel traz o benefício de menos emissão de poluentes.

Já a ferramenta Safety Score é responsável por contabilizar o número de ativações dos recursos de segurança dos ônibus, como o ACC (piloto automático adaptativo), o AEBS (sistema de frenagem de emergência), o LDWS (sistema de aviso de faixa), o ESP (controle eletrônico de estabilidade) e vários outros.

Além da segurança, o sistema também monitora itens de desempenho, economia e outros, como as falhas e paradas que podem ser evitadas a partir de informações precisas em tempo real. No caso do eO500U serão monitorados dentre outros itens, a carga atual da bateria, a autonomia do veículo e o consumo médio de energia por quilometro rodado.

Com essas informações, o gestor da frota verifica a operação do ônibus e o comportamento de condução, norteando assim a tomada de decisões e a escolha de medidas que aumentem a eficiência, segurança e consumo, otimizando custos. Já a avaliação do desempenho do motorista pode, por exemplo, auxiliar em ações de aprimoramento da condução e de treinamento.


Serviço seguro e confiável
Por se tratar de um serviço de telemetria e conectividade oficial da Mercedes-Benz para ônibus da marca, a nova solução entrega aos clientes um ecossistema de segurança e confiabilidade, especialmente na aquisição de dados. Além disso, como o hardware já sai instalado de fábrica (item opcional), não há risco de interferência na eletrônica do veículo.

Através do Fleetbus, o cliente recebe informações irrestritas e ilimitadas diretamente do CAN dos ônibus Mercedes-Benz. A rede CAN dos ônibus agrupa informações oriundas dos módulos eletrônicos do veículo, que monitoram várias funções, como motor, transmissão, freios, painel de instrumentos e outros. Todos esses módulos conversam pela rede CAN, onde as informações e dados trafegam com total privacidade.

A proteção contra interferências externas preserva a segurança dos dados e também a qualidade do sistema, evitando riscos de falhas por intervenções indevidas e não autorizadas. “Quem entrega os dados aos clientes e assegura sua robustez é a própria Mercedes-Benz. Com isso, só a nossa Empresa e os clientes têm acesso às informações de telemetria do sistema CAN”, diz Walter Barbosa. “Ou seja, vamos oferecer mais segurança, proteção e confiabilidade para os gestores das empresas de ônibus”.

O FleetBus foi desenvolvido conforme as novas normas de proteção de dados LGPD e GDPR. Além disso, traz o conceito de Arquitetura Cyber Security desde fábrica, estando protegido de invasão indevida.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA