Facchini

Área de Escape evita acidente com carga altamente inflamável na BR-376/PR

Arteris Litoral Sul/Divulgação

Caminhão truck estava carregado com 11 toneladas de Etanol; área de escape localizada no km 667,3 foi construída em 2019 e conta com sistema de remoção dos veículos

Google News
Na última segunda-feira, 29 de agosto, a área de escape localizada no km 667,3 da BR-376/PR (Guaratuba) foi novamente decisiva para evitar possível acidente. Desta vez, com um caminhão carregado com 11 toneladas de Etanol (Álcool Etílico ONU 1170), uma carga considerada altamente inflamável.


Segundo informações da Arteris Litoral Sul, concessionária que administra o trecho, a entrada foi registrada às 8h14, quando o condutor do caminhão, homem de 46 anos, percebeu os problemas nos freios do veículo. O veículo de carga percorreu 50 metros da área até parar em segurança. No mesmo momento, outros dois automóveis utilizavam a margem da área de escape, após se envolverem em um acidente de pequenas proporções minutos antes.

Equipes da concessionária foram acionadas para o local, prestando o atendimento aos envolvidos – ninguém se feriu. Em seguida, também foram realizados os procedimentos de remoção do caminhão, utilizando o pórtico rolante automatizado. O veículo foi removido e encaminhado para local de apoio.


Essa é uma ocorrência que evidencia a importância desse dispositivo. Não é possível dimensionar o potencial de dano que um caminhão com esse tipo de carga poderia causar, descendo sem freios a Serra do Mar – tanto do ponto de vista humano, das vidas no trânsito, quanto também do ponto de vista ambiental. Mais uma vez, essa estrutura cumpriu seu objetivo”, avalia José Júnior, gerente de operações.

Construída em 2019 pela própria Arteris Litoral Sul, a área de escape já foi utilizada 135 vezes, salvando 229 vidas. Já a estrutura localizada no km 671,7 da rodovia e construída em 2011, salvou 430 vidas em 301 entradas registradas. Juntas, as áreas somam 436 entradas com 658 vidas salvas.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA