Facchini

SVD Transportes se destaca na exportação de caminhões brasileiros para países da América do Sul

90% dos caminhões transportados pela SVD são entregues rodando e 10% em pranchas - Foto: SVD Transportes/Divulgação

Transportadora brasileira atende montadoras na entrega caminhões zero quilômetro a clientes da Argentina, Chile, Peru e Uruguai; veículos enviados em pranchas e até mesmo rodando

Google News
Especializada no transporte e logística de caminhões e outros equipamentos pesados, a SVD Transportes vem conquistando uma posição de destaque na logística de exportação de caminhões fabricados no Brasil e que tem como destino países que compõem o Mercosul.

Através de uma metodologia capaz de enfrentar os desafios das operações de transporte, seja sobre pranchas seja rodando, a empresa disponibiliza equipes de motoristas qualificados, executa serviços de desembaraço aduaneiro e garante a qualidade e a integridade dos veículos, desde sua saída da fábrica até a porta do cliente, no exterior.


Atualmente os mercados da Argentina, Chile, Peru e Santana do Livramento, no Uruguai se destacam como as principais rotas de exportação e atuação da empresa. “Os caminhões brasileiros conquistam cada vez mais os mercados da América do Sul e a demanda pelo transporte de veículos novos tem aumentado. A SVD é especialista nesse tipo de operação e iniciou os embarques para uma nova família de caminhões recentemente lançados no mercado, incluindo até embarques no Porto de Paranaguá (Paraná) e em Santos (São Paulo), para exportação via marítima para a Colômbia e outros destinos, em outros continentes. Iniciamos essa modalidade de operação em 2017 e, nos últimos dois anos, investimos na qualificação do pessoal que atua na cidade de São Borja (RS), para dar uma atenção mais do que especial para essas exportações, em um mercado que triplicou nesse período e ainda tem espaço para crescer”, diz Jaysson de Oliveira, Gerente Comercial da SVD.

Oliveira também destaca que o maior volume dos embarques de caminhões funciona por meio da modalidade autopropulsionado, ou seja, os caminhões vão rodando em comboio até o destino. Mas além desse tipo de operação, a SVD também conta com uma frota permissionada e homologada para entregas em pranchas, como tem feito desde 2017 na América Latina. Anualmente, cerca de 90% das unidades transportadas são entregues rodando e 10% em pranchas.


Para uma entrega com o caminhão rodando, o principal desafio está nas mudanças climáticas, pois quando existe neve na travessia da Cordilheira dos Andes, rumo ao Chile, por exemplo, a passagem fica fechada e temos que esperar dias até que o trânsito seja liberado. É uma operação que precisa ser estudada de forma antecipada e nosso conhecimento para esse tipo de operação tem permitido cumprirmos todos os prazos de entrega”, explica o executivo. Segundo Oliveira, para levar um caminhão de São Paulo até Santiago, no Chile, são necessários onze dias em média, considerando todos os trâmites aduaneiros.

Cada país visitado possui diferentes legislações que devem cumpridas, mas o maior desafio pela empresa nas operações internacionais foi durante o auge da pandemia de COVID-19, período em que a transportadora remodelou toda a logística dos caminhões dos clientes e garantiu que os motoristas e equipes voltassem para o Brasil com saúde e segurança. “Para cada país foi desenvolvida uma estratégia para que as entregas fossem feitas e nossos funcionários não ficassem expostos à pandemia. No Peru, por exemplo, tivemos que contratar motoristas locais para cumprir exigência local. Temos departamentos especializados para cuidar desse tema e criamos métodos para facilitar a vida das nossas equipes, enquanto estiverem fora do Brasil”, completa.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA