Facchini

Randon New R

Rech investe em caminhão 100% elétrico

Com autonomia para 250 km, caminhão 100% elétrico será empregado na distribuição de peças para máquinas agrícolas e pesadas - Foto: Rech/Divulgação

Estimativa da maior rede de peças para máquinas agrícolas e pesadas do país, é de que caminhão 100% elétrico reduza em 30% os custos de operação

Google News
Avançando com a agenda ESG e reforçando o compromisso com a redução das emissões de gases poluentes na estrutura operacional, a Rech, maior rede de peças para máquinas agrícolas e pesadas do país, acaba de investir na aquisição do primeiro caminhão 100% elétrico da empresa. Com autonomia para rodar 250 quilômetros por dia e previsto para entrar em operação na primeira quinzena de agosto, o exemplar será empregado na distribuição dos produtos partindo do seu centro de distribuição em Hidrolândia para todas as unidades e clientes de Goiânia.

Segundo Fleiron Nazareno da Silva, diretor de Supply da Rech, enquanto um veículo a diesel pode emitir mais de mil toneladas de carbono por ano, o novo investimento da companhia vai zerar a emissão do gás. “Outro ponto a ser destacado é o menor custo. Devido a instabilidade no preço do diesel – que representa 40% dos gastos das transportadoras, a economia será representativa a médio e longo prazo para a nossa logística. A companhia deve gastar 30% menos com o caminhão elétrico”, comemora.


Além do menor impacto ambiental que é o ponto fundamental no processo, o caminhão conta com alta tecnologia, com rapidez no carregamento de baterias e também rastreador, que contribui para a segurança da carga e do próprio veículo. A eficiência dos motores também se tornou destaque. Segundo o gerente de transportes da companhia, André Carvalho, o caminhão usa o próprio sistema de frenagem para produzir eletricidade. “Desse modo, as baterias são recarregadas constantemente, o que contribui para a eficiência energética”, analisa.

O novo projeto faz parte de uma abordagem mais ampla da companhia que já possui um programa de sustentabilidade muito bem estruturado. Interligado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o programa atinge 11 dos 17 ODS dentro de 5 pilares: Clientes, Trabalhadores, Governança, Comunidade e Meio Ambiente.


Para fortalecer ainda mais o compromisso com o meio ambiente, a Rech também pretende avançar em outros projetos ainda em 2022. A rede planeja transferir a logística de transportes de outros centros de distribuição e unidades para fornecedores que estejam comprometidos a fazer a neutralização da emissão do carbono emitido, além de operar com empilhadeiras elétricas nos CD’s, aquisição de papelão de reuso e utilização de energia renovável em suas unidades próprias de Mato Grosso.

A Rech também comemora o reconhecimento externo de suas ações. No início de 2022, a companhia conquistou, no primeiro ano de avaliação, o selo Bronze Ecovadis de sustentabilidade, uma das mais importantes e confiáveis certificações mundiais de avaliação em sustentabilidade empresarial, e adesão ao Pacto Global das Nações Unidas. 


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA