Facchini

Volvo apresenta novos recursos e tecnologias para caminhões off-road

Volvo/Divulgação

Terrain Brake, Change Direction, Active Grip Control e atualização do controle de cruzeiro estão entre as novidades apresentadas pela marca

Google News
O mercado europeu conheceu neste mês uma série de novos recursos e tecnologias Volvo que buscam aprimorar a segurança e a dirigibilidade de caminhões off-road, especialmente em canteiro de obras e áreas confinadas, marcadas principalmente por espaços limitados e terrenos irregulares.

Graças a várias atualizações inteligentes da transmissão I-Shift, conseguimos disponibilizar uma série de novas funções que melhoram a dirigibilidade, a segurança e o conforto. Cada recurso foi projetado para dar ao motorista maior controle e facilidade de operação ao manobrar”, diz Pär Bergstrand, Gerente de Transmissão para Serviços Pesados ​​da Volvo Trucks.


Batizada de Terrain Brake, a primeira novidade da marca se consagra como uma nova e exclusiva solução que possibilita a condução do caminhão em baixas velocidades em terrenos acidentados e irregulares, tornando mais segura e fácil a manobrabilidade. A nova solução aciona os freios assim que o motorista solta o acelerador, mantendo assim a posição do caminhão, sem movimentos involuntários, garantindo assim maior precisão nas ações ao volante.

O Terrain Brake é ideal para condições off-road, como canteiros de obras, minas ou estradas irregulares, mas também pode ser útil para manobras em cidades e movimentação em lombadas e meio-fios de ruas. Independentemente da situação, dará ao motorista muito mais agilidade e controle, tornando o trabalho mais seguro e fácil”, continua Bergstrand.

Já o Change Direction é a segunda novidade da marca que promete facilitar a manobra de um caminhão em baixas velocidades. O novo recurso elimina a necessidade do motorista acionar os freios para alternar movimentos para frente ou para trás. Segundo a montadora sueca, o motorista poderá continuar pressionando o acelerador enquanto realiza a troca de marchas, como por exemplo, de primeira marcha para ré ou vice-versa, neste momento a própria tecnologia aliviará automaticamente o movimento do caminhão e em seguida o colocará para movimentar na nova direção desejada.

Outra importante novidade apresentada pela Volvo Trucks é o Active Grip Control, uma nova função que aprimora de maneira significativa a estabilidade e a aceleração em estradas escorregadias, especialmente sem pavimentação e afetadas pela presença de lama ou gelo. O novo recurso conta com uma série de sensores que identificam o início de derrapagem do caminhão e acionam o sistema de controle do veículo, para que o mesmo reaja de maneira às condições da superfície, auxiliando o motorista a permanecer na estrada.

Por fim, a Volvo Trucks também atualizou o controle de cruzeiro para que possa ser ativado em velocidades definidas de até 4 km/h, ou até 2 km/h, se usado com as marchas super reduzidas.

Estou muito orgulhoso por termos conseguido desenvolver tantos recursos úteis que não apenas melhoram a condução em canteiros de obras, mas também são úteis em muitas outras situações, como transporte de madeira e ao dirigir nas cidades”, conclui Bergstrand.

Volvo/Divulgação


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA