Facchini

Volvo vende mais 110 caminhões elétricos para a Maersk

Volvo/Divulgação

Com entregas previstas para serem concluídas até 2023, exemplares serão empregados em operações portuárias e de distribuição na América do Norte

Google News
A Volvo Trucks confirmou na última semana o recebimento de mais uma encomenda recorde de caminhões 100% elétricos na América do Norte. A Maersk, empresa global de logística, confirmou a compra de mais 110 exemplares da linha Volvo VNR Electric. Em setembro de 2021, a companhia adquiriu os primeiros 16 modelos.

Destinados à Performance Team, empresa pertencente ao Grupo Maersk, os primeiros caminhões serão entregues ainda no primeiro semestre de 2022. A expectativa é de que todos os 126 exemplares estejam em operação até o primeiro trimestre de 2023.

“A Volvo Trucks está entusiasmada em continuar a colaborar com a Maersk em sua meta de sustentabilidade de frota e seus investimentos contínuos em eletromobilidade,” diz Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America.


Segundo a Maersk, a nova frota de caminhões elétricos será empregada em diferentes operações, como por exemplo em operações portuárias e atividades de distribuição em armazéns. 

Com capacidade para armazenar até 565kWh de energia, o Volvo VNR Electric entrega atualmente uma expressiva autonomia de operação de até 440 km. Segundo a marca, 80% do caminhão pode ser recarregado em apenas 90 minutos quando equipado com pacote de seis baterias, e em 60 minutos na versão de quatro baterias. Atualmente, o Volvo VNR Electric é fabricado na planta da Volvo Trucks em New River Valley, no estado da Virgínia.


50% de vendas elétricas até 2030
Em nível global, a Volvo Trucks estabeleceu a ambiciosa meta de entregar 50% de todos seus caminhões com tecnologia elétrica até 2030.

“Estamos determinados a liderar a transformação elétrica na indústria de transportes. Os volumes ainda permanecem baixos, mas percebemos um rápido crescimento no interesse na Europa, América do Norte, bem como em outras partes do mundo. Em 2021, recebemos pedidos, incluindo cartas de intenção de compra, de mais de 1.100 caminhões em 20 países. Oferecer transportes elétricos com zero emissões está se tornando uma vantagem competitiva clara para nossos clientes,” diz Roger Alm, Presidente Volvo Trucks.


A Volvo Trucks foi líder em caminhões pesados elétricos na Europa no ano passado, com uma participação de mercado de 42%. A marca também tem uma posição de liderança nesse segmento na América do Norte. Com seis modelos de caminhões elétricos em produção a partir desse ano, a Volvo Trucks tem a mais completa linha elétrica da indústria global de caminhões, cobrindo desde distribuição urbana e coleta de resíduos, a transportes na construção civil e em rotas regionais. 


Volvo/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA