Facchini

Mercedes-Benz entrega eActros para DACHSER na Alemanha

Mercedes-Benz/Divulgação

MB eActros será empregado em operações de entregas no centro da cidade de Sttugart, Alemanha; exemplar se destaca por ser livre de emissões de CO2 e óxido de nitrogênio

Google News
Um dos primeiros exemplares do eActros, primeiro caminhão elétrico produzido em série pela Mercedes-Benz, foi entregue à empresa prestadora de serviços de logística DACHSER. O inédito exemplar será empregado em operações de distribuição na Alemanha. 

Para cumprir com a estratégia de proteção climática, a DACHSER já planeja a aquisição de novos exemplares da linha eActros. "O eActros de produção em série é um componente importante do nosso conceito de entregas urbanas ‘DACHSER Emission-Free Delivery’ (Entregas Livres de Emissões DACHSER), que atualmente estamos expandindo para onze regiões metropolitanas europeias", explica Stefan Hohm, executivo chefe da área de Desenvolvimento (CDO) e membro do Conselho de Administração da DACHSER. “O eActros demonstrou seu valor no dia a dia em Stuttgart, especialmente quando se trata de entregas livres de emissões de mercadorias em pallets para os clientes. Nós também vemos algum potencial em sistemas de serviços de transporte regulares para o caminhão totalmente elétrico. Acreditamos que o veículo encontrará uma ampla gama de aplicações em logística sustentável de carga.”

Em Stuttgart, o Mercedes-Benz eActros será empregado pela empresa em operações de entrega cargas em geral no centro da cidade, especialmente no caso de remessas paletizadas que são muito grandes e pesadas para envio como remessa de encomendas. O inédito exemplar também irá operar em conjunto com um FUSO eCanter (de 7,5 toneladas), abastecendo uma pequena central de logística no centro da cidade com remessas, que são então distribuídas ao longo da última milha com bicicletas de carga com suporte elétrico. Todas as remessas de carga geral em uma área definida (DACHSER Emission-Free Delivery - Entregas Livres de Emissões DACHSER) são entregues pela DACHSER, isentas de emissões locais de CO2 e óxido de nitrogênio. O eActros só é carregado com eletricidade verde na filial da DACHSER em Kornwestheim.


Para atender com precisão as necessidades operacionais, o inédito caminhão elétrico com PBT de 19 toneladas e tração 4x2 recebeu uma carroceria baú com design totalmente aerodinâmico, produzida pela SPIER, A carroceria tipo baú de carga seca SPIER Athlete tem um design aerodinâmico. Os perfis de borda contínuos e tampas de perfil com aerodinâmica sofisticada, combinados com o spoiler de teto embutido, reduzem o coeficiente de arrasto e, assim, podem aumentar a autonomia de todo o veículo. A carroceria combina a alta carga útil com o alto volume de transporte. A estrutura é adaptada às necessidades do cliente, por exemplo, no que diz respeito às opções de fixação de carga.

"A SPIER combina o aumento da capacidade dos veículos com tecnologia de condução ecologicamente correta por meio de soluções de carroceria mais desenvolvidas. Transformar o Mercedes-Benz eActros em uma solução de veículo comercial completa e versátil com a carroceria SPIER Athlet corresponde à nossa missão. Nossos funcionários são treinados e certificados para trabalhar em veículos com sistemas de propulsão alternativos. Estamos ansiosos para os desafios representados pelos sistemas de propulsão alternativos e, portanto, para possibilidades futuras sustentáveis, ecológicas e econômicas.”, comenta Andreas Fast, Head de Vendas e Marketing da SPIER Fahrzeugwerk.


Equipado com quatro baterias, o eActros 400 tem uma autonomia de até 400 quilômetros. O coração tecnológico do caminhão elétrico é sua unidade de propulsão, que consiste em um eixo elétrico rígido com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas velocidades. Os dois motores refrigerados a líquido fornecem uma potência contínua de 330 kW e uma potência máxima de 400 kW. Além disso, a energia elétrica pode ser recuperada por meio de recuperação ao dirigir com previsibilidade. A energia recuperada pela frenagem é realimentada nas baterias do eActros e fica novamente disponível para alimentar o veículo. O eActros pode ser carregado com até 160 kW. Em uma estação de recarga rápida DC convencional com uma corrente de recarga de 400A, as três baterias demoram pouco mais de uma hora para recarregar de 20% da capacidade para 80%.

“Estamos muito orgulhosos de que um fornecedor de logística inovador como a DACHSER tenha optado pelo eActros e esteja demonstrando confiança em nós através da encomenda de vários veículos, incluindo os nossos serviços abrangentes. A DACHSER tem sido uma empresa parceira importante durante o desenvolvimento do eActros, desde o protótipo até o veículo de produção em série, e esperamos continuar nossa forte parceria com a DACHSER rumo ao transporte com zero emissões”, destaca Karin Rådström, Membro do Conselho de Administração da Daimler Truck Holding AG, responsável pelas regiões Europa e América Latina e a marca Mercedes-Benz Truck.

Mercedes-Benz/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA