Facchini

Caminhões Volkswagen Meteor ganham nova tecnologia de economia de combustível

VWCO/Divulgação

Disponível a partir deste mês como item de série, novo recurso cruza dados para otimizar a troca de marcha e antecipa em até 2 km a condição de rodagem

Google News
Sucesso incontestável no segmento brasileiro extrapesados, os caminhões Volkswagen Meteor passam a contar agora com uma nova tecnologia embarcada que promete reforçar ainda mais o título de melhor custo operacional da categoria, através da otimização do consumo de combustível. Trata-se do controle eletrônico que cruza dados do sistema de controle de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia mais eficiente, garantindo uma melhor performance na operação.

De forma automática e a sem necessidade de qualquer interferência do condutor, a inteligência artificial embarcada do veículo cuida de todo o processo, buscando informações topográficas e de carga para antecipar trocas de marcha, com uma capacidade de prever o comportamento até 2 quilômetros à frente na estrada, o que proporciona maior eficiência no consumo de combustível e conforto.

“Nossa tecnologia usa o georreferenciamento para agregar eficiência, disponibilidade, segurança e robustez à aplicação. O sistema com sensores e funções eletrônicas possibilita o gerenciamento adequado e automático da potência do motor, trocas de marcha e aproveitamento da inércia do veículo em função da topografia e da carga transportada”, esclarece Bruno Schonhorst, gerente de Marketing de Produto da VWCO.

Segundo a marca, o novo recurso será ofertado como item de série e estará presente em todos os exemplares que saírem da linha de montagem em Resende (RJ), a partir deste mês.


Trem de força econômico
Além da nova tecnologia, o trem de força da família VW Meteor conta ainda com outros três importantes recursos que priorizam o melhor consumo de combustível e desempenho superior. A transmissão automatizada com caixa Traxon processa informações em alta velocidade e dispõe de diversas outras soluções para tornar o veículo eficiente.
 
Já o Eco-roll aproveita a inércia quando possível e coloca a transmissão em neutro de forma segura e controlada. Já o sensor de inclinação auxilia na manutenção da rotação adequada para melhor consumo de combustível. O modo manobra controla a velocidade e não permite a troca de marchas, proporcionando assim uma saída suave sem trancos.
 
A função kick down, por sua vez, faz com que, quando o motorista pisa fundo no acelerador, a transmissão reduz a marcha aumentando o giro do motor para obter melhor performance para ultrapassagem seguras. O VW Meteor também vem com o tradicional assistente de partida em rampa da montadora. 


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA