PRF apreende carreta com mais de 5 toneladas de excesso de carga na BR-280/SC

PRF/Divulgação

Excesso de carga foi constatado em uma carga de minerais; veículo de carga foi autuado e retido para transbordo do peso excedente

Google News
Durante fiscalização com foco no combate ao excesso de peso, realizada da tarde desta quinta-feira, 6 de janeiro, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) retiveram uma carreta carregada de minerais. O flagrante foi registrado na BR-282 em Lages (SC).

Logo após a abordagem da combinação de veículo de carga (CVC), os policiais constataram um total de 5.442 Kg de excesso de peso na carga que tinha como destino uma indústria de cerâmica. Diante dos fatos, o veículo foi autuado e retido para realização do transbordo do peso excedente.

De acordo com os números oficiais da corporação, somente nos seis primeiros dias deste ano, a PRF já flagrou 81 mil quilos de peso excedente nas rodovias federais em Santa Catarina. Em 2021, o total foi de 3,2 milhões de quilos. 


Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.


Postar um comentário

0 Comentários