DAF apresenta novos caminhões semipesados com até 300 cv de potência

DAF/Divulgação

Motor produzido pela Cummins e com duas opções de potência, transmissão automatiza ZF de 12 velocidades, três versões de cabine e vários itens de série e opcionais estão entre as novidades

Google News
Sucesso incontestável no segmento de pesados, a DAF Caminhões Brasil inicia 2022 ampliando o portfólio de soluções para transporte rodoviário cargas nacional e em busca de maior participação na categoria de semipesados. Prova disso é a apresentação de novos modelos DAF CF.

Voltados principalmente para operações de distribuição e tendo como como público-alvo os profissionais autônomos e os pequenos produtores, os inéditos semipesados da montadora holandesa estreiam em duas versões, sendo, 6x2 com Peso Bruto Total de 23 toneladas e 8x2 com Peso Bruto Total de 29 toneladas, ambas com a cabine mais confortável do segmento, robustez, alto desempenho e baixo consumo de combustível.

“Este é mais um caminhão projetado com a excelência da DAF Caminhões Brasil. Estamos oferecendo um salto significativo de qualidade no segmento. O Novo CF chega ao mercado brasileiro elevando o conceito de conforto da categoria, oferecendo segurança e design com foco nos motoristas. Além disso, é um caminhão multifuncional, com manutenção fácil e acessível, equipado de série com diversos recursos importantes, que atendem às necessidades específicas de cada cliente, garantindo um ótimo custo-benefício. Estamos muito felizes em apresentar o Novo CF”, explica Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.


Trem de força
DAF/Divulgação
Uma das principais novidades da nova gama de semipesados é a presença do inédito motor PACCAR GR-7. Produzido pela Cummins, o motor de 6,7 litros e 6 cilindros está disponível em duas versões: com 280 cv de potência e 950 Nm de torque, e 300 cv e torque de 1.000 Nm.

O novo propulsor ainda é equipado com sistema de injeção Common Rail, que contribui para um consumo mais eficiente de combustível, redução de ruídos e menor emissão de gases poluentes. Destaca-se ainda a utilização de sistema de freio motor do tipo Borboleta, com 224cv de potência.

Para assegurar maior conforto ao dirigir, padronização da condução, redução do tempo de manutenção e aumento da segurança, os novos semipesados DAF também contam com a opção de a opção de transmissão automatizada ZF AS-Tronic, de 12 velocidades, desenhada para trabalhar em baixas rotações e capaz de oferecer relações mais longas.

O trem de força dos exemplares ainda é complementado pela presença do novo eixo trativo Meritor MS-155 20T, com relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:1, com design simples e robusto, que auxilia na redução do consumo de combustível e no baixo custo operacional, devido ao menor índice de manutenção. Os novos DAF CF também possuem eixo de apoio Suspensys, com suspensor pneumático e eixos direcionais DAF modelo 133N, tipo viga de aço forjado, ideal para o segmento, assim como mantém o segundo eixo direcional na versão 8x2.

A autonomia operacional é assegurada pelo tanque de combustível, com capacidade para 650 litros de diesel, e pelo tanque Arla 32, de 42 litros, ambos confeccionados em plástico de alta resistência. Todos os exemplares ainda trazem como item de série pneus com medida 275/80 R22,5 e, como opcional, 295/80 R22,5.


Cabine
DAF/Divulgação
Os novos semipesados DAF CF estreiam no mercado brasileiro contando com três opções de cabines. São elas, Day, Sleeper e Space (a mais espaçosa da categoria).

Segundo a montadora, a cabine Day é uma novidade na linha DAF e exclusiva para a configuração 6x2. Recomendada para o uso diurno a cabine conta com com 1,60m de altura interna, e não dispõe de leito. Batizada de Sleeper, a cabine intermediária possui a mesma altura interna, entretanto oferece uma cama de 2,23 m e está disponível para as versões 6x2 e 8x2. Já a cabine Space, a maior da categoria, conta com 2,23 m de altura e 2,10m de comprimento, além de leito beliche com escada que permite fácil acesso a cama superior. Em ambas as cabines leito destaca-se ainda a presença de de colchões de alta qualidade, que priorizam o descanso de qualidade do motorista, e camas com medidas de 2045 x 680 mm.

“Desde o início do projeto do novo caminhão, a DAF Caminhões Brasil teve o compromisso de colocar o motorista em primeiro lugar. Todo a elaboração do projeto foi pensada para que o motorista trabalhe com mais ergonomia e conforto. Isso vai proporcionar a ele menos cansaço e contribuir para uma maior atenção ao volante, conduzindo o veículo de maneira mais eficiente e segura. É por isso que o Novo CF chega ao mercado como o mais confortável da categoria”, completa Jarno Broeze, Diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

As cabines dos novos semipesados DAF também trazem como diferencial um acabamento superior e que prioriza o conforto e a ergonomia do motorista, com impactos diretos na segurança. Destaque para os bancos com opções incluem regulagem de encosto, amortecedor pneumático com ajuste manual e até oito tipos de regulagens, como apoio lombar, coluna e apoio para o braço.

Os novos DAF CF também oferecem as cortinas blackout, para maior privacidade do motorista, tendo como opcional a cortina central, assim como a função maleiro. Enquanto a iluminação interna é acionada e controlada por botões digitais, com três níveis de regulagens.


Opcionais
DAF/Divulgação
Para atender até mesmo os clientes mais exigentes e detalhistas, que prezam pelo máximo conforto, comodidade, estilo e segurança, os novos semipesados DAF CF também estreiam trazendo consigo um amplo pacote de opcionais que inclui: 

- Quebra sol verde translúcido com acabamento prateado;
- Buzina pneumática de teto;
- Faróis em Led;
- Faróis auxiliares com função cornering;
- Aviso sonoro de marcha à ré;
- Espelho de aproximação frontal;
- Climatizador de teto;
- Suporte fixo para estepe;
- Airbag;
- Geladeira;
- Rodas de alumínio;
- Ar-condicionado com função Auto.

Eficiente, inteligente e econômico ao resfriar a cabine na temperatura desejada rapidamente, o sistema de ar-condicionado quando combinado com  a função Auto ainda é capaz de manter uma temperatura agradável e estável no habitáculo.

Com capacidade de armazenamento de 33 litros e disponível para todas as versões, a geladeira se destaca como o item de maior comodidade e praticidade ao possibilitar o transporte de alimentos, bebidas ou medicamentos.


Tecnologia de série
Os novos semipesados DAF CF também não deixam a desejar no quesito tecnologia. Prova disso é a presença do Assistente de Performance do Condutor, item de série responsável por mostrar em tempo real se o veículo está sendo conduzido de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível. Já o painel de instrumentos é moderno, intuitivo e de fácil acesso pelos comandos do volante.

Vendas
Produzido na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, os novos semipesados DAF CM chegam às concessionárias a partir de fevereiro. Já as primeiras entregas estão previstas para acontecerem a partir de março. Os preços não foram relevados pela marca.

DAF/Divulgação

Postar um comentário

5 Comentários

  1. Os caminhões DARF são um espetáculo de caminhão, nunca trabalhei em um mais tenho muita vontade, quem já trabalhou com um fala muito bem deles. Só espero que não suba o preço quanto o FH e o Scania.
    Parabéns a DARF.

    ResponderExcluir
  2. Nunca trabalhei em um DARF mais tenho muita vontade, mais esculto falar muito bem deles.
    Espero que a DARF não suba preço pra ficar igual o FH e o Scania.
    Parabéns a DARF.

    ResponderExcluir
  3. Pena que é so para os grandes ,
    O autonomo so pega depois de 20 anos de uso ....

    ResponderExcluir
  4. Tenho interesse qual valor 280 cv

    ResponderExcluir
  5. Parabéns a DAF, mostrando que veio pra ficar, investindo em qualidade e conforto para o motorista

    ResponderExcluir

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.