Facchini

DAF Caminhões cresce 46,2% no Brasil em 2021

DAF/Divulgação

Crescimento de 46,2% foi superior ao mercado total de caminhões no Brasil, que chegou a 43,5%, Pela primeira vez no Brasil, emplacamentos de veículos DAF atingiu o volume de 5.600 caminhões

Google News
A DAF Caminhões Brasil encerrou 2021 com bons motivos para comemorar, graças ao recorde de vendas e a consagração como uma das principais fabricantes de caminhões pesados e extrapesados do país. De janeiro a dezembro, 5.600 exemplares da marca foram emplacados em todo o país, crescimento de 46,2% em relação a 2020, quando 3.381 foram entregues. Desde a chega ao Brasil, já são quase 19 mil caminhões das linhas XF e CF rodando pelas estradas brasileiras.

“Mesmo diante de um cenário econômico instável e enfrentando desafios como a crise de fornecimento de peças, a DAF Caminhões Brasil bateu um recorde histórico no ano passado. Isso é resultado direto de um bom planejamento da companhia e de todo o engajamento da equipe DAF e da nossa Rede de Concessionárias”, avalia Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.


Para 2022, a montadora de origem holandesa projeta um crescimento ainda maior, superando inclusive a projeção preliminar de 10% de aumento nos emplacamentos anunciada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfavea) no início do mês.

“2022 será outro ano desafiador, ainda com questões envolvendo o fornecimento de peças, as variações cambiais e a inflação em alta. Mesmo assim, queremos crescer 20% e anunciar um novo recorde no próximo ano, atingindo perto de 6.700 veículos”, projeta Gambim. O executivo lembra, também, que o desempenho recorde de 2021, ano em que a marca completou oito anos de atuação no mercado nacional, demonstra mais uma vez “o compromisso de longo prazo da DAF com o consumidor brasileiro”.


Expansão da rede e presença em novo segmento
A confiança da marca no mercado brasileiro é reforçada pela entrada na categoria de caminhões semipesados rígidos, segmento que representa cerca de 25% de todos os caminhões vendidos no País. Para se consolidar na categoria, a montadora de origem holandesa acaba de apresentar os nos DAF CF 280 e 300, disponíveis em versões 6x2 e 8x2.


“Estamos investindo para brigar numa categoria muito disputada, que teve mais de 32.000 emplacamentos em 2021. Com isso, poderemos ampliar ainda mais nossos volumes de produção, tendo como público-alvo novos clientes e movimentando mais a nossa Rede”, explica o Diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil. “Isso também está exigindo mais investimento da empresa na área de Pós-Vendas, outro pilar da DAF pelo mundo, para garantir ao consumidor uma experiência premium. Vamos elevar o patamar desse segmento e mostrar para o cliente que ele pode ter um caminhão DAF e ocupar uma posição de destaque na categoria”, acrescenta.


Já a Rede de Concessionárias DAF fechou 2021 com 52 pontos, cobrindo 100% do território brasileiro. Já para 2022 a DAF projeta um crescimento de 20% para a rede, chegando a cerca de 60 pontos, entre concessionárias e Lojas TRP até dezembro. “O desafio é ampliar a capilaridade da marca, aprimorar ainda mais o nosso serviço premium e estar mais próximo dos clientes”, afirma Luis Gambim.

“É uma expansão estratégica. Temos espaço para aumentar a nossa Rede, que conta com 16 grupos de investidores altamente comprometidos que atendem uma frota circulante cada vez maior e mais diversificada”, completa o executivo.

Ainda segundo a DAF, a continuidade dos investimentos e crescimento em busca da ampliação da participação no mercado e do portfólio de soluções completas, também se dará por meio de maior foco na área de serviços ao cliente para reforçar o relacionamento customizado e flexível com os clientes.

DAF/Divulgação
Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA