Facchini

Nova geração Scania já economizou 219 milhões de litros de diesel desde a chegada ao Brasil

Scania/Divulgação

Número expressivo reforça a importância da conectividade para o levantamento de dados e como base para a criação de soluções de gestão e planos de manutenção de veículos da marca no país

Prestes a completar 3 anos de história e sucesso no mercado brasileiro, a Nova Geração de caminhões Scania vem se destacando cada vez mais pelos resultados excepcionais de disponibilidade, economia, produtividade e sustentabilidade entregues aos clientes do transporte rodoviário de cargas nacional.

Desde o início da comercialização da nova gama em janeiro de 2019, cerca 30 mil unidades já foram emplacadas em todo o Brasil. Segundo a base de dados oficial dos Serviços Conectados Scania, juntos, esses exemplares já percorreram 4 bilhões de quilômetros, distância equivalente a 100 mil voltas na terra. 


Mas o grande destaque não fica apenas para expressiva distância percorrida, mas também para a significativa eficiência energética. Em pouco mais de dois anos de história, juntos, os 30 mil exemplares já economizaram 219 milhões de litros diesel, o equivalente a R$ 1,1 bilhão, considerando um preço médio de R$ 5,00 para o litro do combustível. Com isso, a Nova Geração Scania também deixou de emitir 576 mil toneladas de CO2, o equivalente ao trabalho de 3,4 milhões de árvores.

"Esses dados, são números que até então, antes da conectividade, nós teríamos muita dificuldade para poder levantar", destaca Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil. "Tudo isso ajuda muito a Scania a cumprir com as iniciativas do Science Based Targets, na qual a marca é signatária e se compromete a reduzir 50% das emissões das nossas operações e 20% dos nossos veículos até 2025. Então vemos como a conectividade exerce um papel importante na obtenção desses números", completa.


A expressiva economia assegurada pelos caminhões da Nova Geração é resultado da introdução e combinação de uma série de tecnologias de ponta. Em 2019, a nova gama começou a ser comercializada com a promessa de entregar uma redução de até 12% no consumo de diesel, graças a combinação de três importantes itens, sendo, a nova geração de motores (XPI) com  um novo sistema de injeção de combustível de altíssima pressão (8%), nova aerodinâmica (2%) e inovações no consagrado câmbio automatizado Scania Opticruise (2%).


Em 2020, esse percentual foi ampliado para 15% com a introdução do Scania Actcruise, uma evolução do controle de cruzeiro Ecocruise. Por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade para gravar rotas, o Scania Actcruise aproveita aclives e declives de maneira mais eficiente, garantindo assim uma redução de mais 3% no consumo de combustível.

Agora em 2021, com a chegada do inédito Acelerador Inteligente, a Nova Geração de caminhões Scania passou a garantir até 20% de economia de diesel. A tecnologia analisa constantemente o peso do veículo, a posição do pedal de aceleração e deslocamento do modelo, evitando assim acelerações bruscas e o desperdício desnecessário de combustível. 

Com os números expressivos alcançados pela nova geração caminhões, a Scania reforça mais uma vez o compromisso com a liderança na transição para um setor de transporte mais sustentável.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA