Scania atinge marca de 50 mil caminhões e ônibus conectados no Brasil

Scania/Divulgação

Número expressivo reforça a importância da conectividade como base para a criação de soluções de gestão e planos de manutenção de veículos da marca no país

Superando as expectativas e projeções do ano, a Scania acaba de atingir a expressiva marca de 50 mil caminhões e ônibus conectados em todo o Brasil. Lançados em 2017, os Serviços Conectados Scania vem registrando desde então, um crescimento recorde ano após ano. Já a jornada evolutiva da área de serviços da marca teve início em 2015, com soluções e inovações para tornar as operações dos clientes mais rentáveis e com disponibilidade máxima da frota.

“Vivemos um momento histórico da área de Serviços no Brasil. Os excelentes resultados estão diretamente atrelados ao amplo e personalizado pacote de soluções disponibilizado pela rede de concessionárias. Estamos em evolução contínua e transformando a forma de gestão da frota de nossos clientes”, afirma Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “É uma jornada em conjunto com o amadurecimento e o desenvolvimento do mercado. Seja na busca incansável da Scania por tendências, inovações e novas soluções, que atendam as necessidades de momento ou surpreendam o cliente; seja no uso inteligente dos dados da viagem, na forma de realizar a manutenção ou com a revolução causada pela conectividade no transporte. Estamos ajudando o cliente a tirar mais rentabilidade e disponibilidade da frota e a se preparar para o futuro.” 


De acordo com os números oficiais da Scania, a marca histórica de pouco mais de 50 mil veículos conectados é composta por 48.300 caminhões e 2.500 ônibus. Destaca-se ainda um crescimento de 30% em relação a 2020, quando a marca contava com 40 mil veículos conectados em todo o Brasil. Já o índice de veículos novos conectados corresponde atualmente a 95% do total produzido. No mundo, a Scania já possui mais de 500 mil unidades conectadas. “Começamos a conectar os produtos em janeiro de 2017 e chegamos a este volume expressivo em pouco tempo. A expectativa é o Brasil assumir o primeiro lugar no ranking global da Scania já em 2022, pois nossa taxa de crescimento é muito superior a outros países”, diz Montanha.

Ainda segundo a montadora sueca, dos mais de 50 mil veículos ativos no país, 20 mil utilizam os pacotes Desempenho (o mais completo) e o Avaliação do Motorista, ambos pagos. “Nossos pacotes de conectividade trazem como diferencial um exclusivo modelo de acompanhamento e avaliação de motoristas, que é uma poderosa ferramenta para controlar e otimizar os hábitos de condução. Desta forma, se obtém significativas reduções de custos, como combustível, desgaste de pneus e manutenção, que são consideráveis na vida útil do produto. A novidade é que agora também usamos a conectividade para medir e aumentar a disponibilidade das frotas”, comemora o executivo.


Balanço de janeiro a outubro de 2021
O crescimento expressivo da área de Serviços da Scania também é refletida no portfólio de Programas de Manutenção Scania (PMS). De janeiro a outubro deste ano, a carteira de planos ativos também registrou uma alta de 30% em relação a 2020, passando de 17 mil para 22.100. O destaque especial fica para o revolucionário programa com planos flexíveis, em que o próprio caminhão avisa quando deve parar, representou 68% do portfólio (15 mil dentro dos 22.100). “O que comprova a maturidade do mercado com essa solução que vem aumentando a rentabilidade do cliente, e se mostrou tão importante no momento da pandemia, quando, de fato, o cliente só pagou pelo que rodou e fazendo a manutenção na hora certa”, salienta Montanha.

Já os Programas de Manutenção Scania Premium Flexível que se tornaram Premium Flexível Uptime, a partir de julho, cresceram 28% (de 3.600 para 4.600) e representaram 21% do portfólio total. Hoje, 55% dos caminhões novos comercializados saíram com alguma modalidade de PMS inclusa. “Com estes resultados comprovamos que a venda de soluções está tendo seu valor reconhecido pelo cliente”, conta Montanha.


O bom momento da área de serviços da Scania não se resume apenas ao crescimento do portfólio de clientes. A também confirma agora  a abertura de 15 novos pontos de atendimento para 2022. Somente em 2021, seis novos locais foram inaugurados. Atualmente, a marca conta com 161 pontos entre filiais, matrizes, estruturas dentro dos clientes e atendimentos remotos, que cobrem 100% do território nacional. Além disso, toda a rede  está 100% digitalizada e conectada, e a certificação de padrões da marca atingiu 92%, o maior índice já obtido pela Scania no Brasil.

Postar um comentário

1 Comentários

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, desrespeito ou ofensas não serão toleradas nos comentários.