Estrela das Estradas


Casas Scania

IVECO A gente nao para

Scania R 540 8x2: Conheça a história do bitruck mais potente da América Latina

Supermercados Floriano

Ao contrário do que se imagina, não se trata de um cavalo mecânico convertido em chassi rígido, modelo foi originalmente produzido dessa forma através do sistema TMA Scania

Nas últimas semanas, as redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens foram inundados com uma sequência de imagens e vídeos daquele que possivelmente será por um bom tempo o bitruck mais potente da América Latina. Trata-se de um Scania R 540 8x2, recém adquirido pela rede de Supermercados Floriano.

“Fizemos o pedido deste novo caminhão porque precisávamos de um veículo maior e com mais capacidade para o transporte de hortifrutigranjeiros desde a capital Curitiba até as nossas unidades de supermercados localizadas no interior do Paraná. Precisávamos de um veículo mais versátil do que uma carreta tradicional, que combinasse potência, capacidade de carga, mas com menor tamanho para nos proporcionar, além da agilidade, economia. Então, apostamos no modelo mais potente da Scania para esta configuração.” explica Eder Floriano, gerente administrativo e operacional do Grupo, sediado na cidade de Coronel Vivida, no Paraná. “A expectativa é que ele rode cerca de 1.800 km por semana e carregue, em média, 20 toneladas, com grande ocupação de espaço por transportar mercadorias relativamente leves.”, completa.

“Um caminhão nessa potência, de 540 cavalos, é mais do que o normal para a categoria. A vantagem é que o cliente vai conseguir maior performance, mais velocidade média e, com isso, aumento de produtividade. Com um veículo mais forte, embora não sejam distâncias tão longas, tem trechos de rodovias, em que o desempenho é melhor e permite que ele faça mais entregas e traga mais rentabilidade à operação”, destaca Paulo Genezini, gerente de Pré-Vendas de Soluções da Scania no Brasil.


Além da paixão por caminhões, passada de geração em geração na família Floriano, o alto desempenho operacional e a significativa economia de combustível também foram fatores decisivos para a escolha da Scania como marca da família. “Escolhemos Scania pela economia, não tem comparação com nenhuma outra marca. Sabemos que esta configuração que escolhemos é a primeira na América Latina e a decisão pelo modelo foi também pela segurança, pois é o meu próprio irmão quem vai conduzir o veículo. Sempre optamos por ter caminhões fortes, com cilindrada alta, então decidimos por esse modelo exclusivo”, explica Eder.

Sob o comando do bitruck mais potente da América Latina estará o filho mais velho da família, Everton, que juntamente com seu pai Natael - que dirige o outro Scania da empresa, um 113H 360 6x2 -, são os responsáveis pela logística e negociação com fornecedores dos hortifrutigranjeiros.

Atualmente a rede de Supermercados Floriano conta com unidades nas cidades de Coronel Vivida, Honório Serpa e Rio Bonito do Iguaçu, municípios localizados no sudoeste do Paraná. 

Supermercados Floriano


Configuração original de fábrica
Ao contrário do que se imagina e do que é mais comum no transporte rodoviário de cargas brasileiro, o Scania R 540 8x2, não é resultado de um cavalo mecânico convertido em um modelo chassi rígido, mas sim um caminhão que saiu de fábrica configurado exatamente dessa forma, graças ao sistema Tailor Made For Application (TMA).

Apresentado ao mercado brasileiro junto com a nova geração, o TMA Scania se consagra como uma nova forma de produzir caminhões. A solução permite que às equipes da Scania personalizem o veículo conforme toda e qualquer particularidade da operação e de acordo com cada desejo do próprio cliente. Ou seja, por meio do entendimento de cada detalhe do negócio, da operação, da necessidade, da vontade e do sonho do cliente, a customização é colocada em prática na própria linha de montagem da Scania.

“Esse é um exemplo claro do TMA da Scania. Temos o nosso conceito modular de produto e com ele conseguimos combinar configuração de roda, cabine, motores. Se o cliente quer aumentar a produtividade dele pelo aumento de velocidade média, conseguimos fazer uma combinação mesmo não sendo o padrão, como é o caso deste R 540 8x2, hoje realmente o bitruck mais potente da América Latina. É algo que só a Scania consegue fazer hoje. Um caminhão único, que só este cliente tem. É o que sempre falamos: a Scania não está no discurso, mas aplicando conceitos na realidade prática para impulsionar os negócios de nossos clientes”, conclui Paulo.


Com informações: Jornada Scania

Postar um comentário

0 Comentários