Facchini

Efficiency Concept Truck: Volvo apresenta o caminhão do futuro para o agronegócio

Volvo/Divulgação

Mais aerodinâmico, mais leve e com alta tecnologia embarcada, incluindo alimentação por energia solar, essas são algumas das características do inédito Volvo Efficiency Concept Truck desenvolvido no Brasil

A Volvo acaba de surpreender o transporte rodoviário de cargas brasileiro com a apresentação de um inédito caminhão-conceito. Voltado para operações de transporte de grãos, o inédito Volvo FH 6x4, combinado com um rodotrem único no país, é resultado de um detalhado processo de desenvolvimento da engenharia brasileira e mundial da marca, através de parcerias estratégicas com a Randon, Hyva e Continental, responsáveis por contribuir com novas e criativas soluções no implemento, sistema hidráulico e pneus.

Segundo a montadora de origem sueca, o inédito exemplar, batizado de Efficiency Concept Truck, será testado em operações reais na “rota dos grãos”, partindo do centro-oeste brasileiro com destino aos principais portos do país, responsáveis pelo escoamento da safra. A escolha da aplicação se deu em virtude do Brasil possuir um dos mais competitivos agribusiness do mundo, quebrando anualmente recordes de produção de grãos, a maior parte transportada por caminhões.

“A Volvo é uma marca focada em inovação. Esse caminhão é um laboratório sobre rodas, onde vamos testar tecnologias que chegarão aos veículos de série no futuro. Esse é o primeiro caminhão-conceito construído no Brasil, para a realidade do transporte que temos aqui”, declara Fabrício Todeschini, diretor de engenharia de veículos da Volvo no Brasil.


Mais aerodinâmico e mais leve
Uma das principais características do inédito Volvo Efficiency Concept Truck é a presença de tecnologias inovadoras de ponta a ponta. 

“O conjunto como um todo foi projetado para garantir menor consumo de diesel, aumentar a disponibilidade e proporcionar mais segurança na operação”, explica Juliane Tosin, gerente de projetos de engenharia da Volvo e líder do projeto. “Estamos testando diversos conceitos novos, tanto no cavalo mecânico como no implemento, com nossos parceiros. São melhorias no motor, na aerodinâmica, no gerenciamento de energia e muito mais”, assegura.

Tendo a aerodinâmica como prioridade, o visual do modelo conceito passou por uma série de  mudanças na arquitetura. Destaque para uma nova cabine com teto mais baixo, mas com 250 mm a mais de comprimento, acompanhada de defletores de ar com o dobro de tamanho, quando comparado com os ofertados atualmente no mercado. A parte dianteira do extrapesado também está ainda mais aerodinâmica, graças a uma projeção de 175 mm para a frente. E para reduzir de maneira significativa a resistência do ar, o inédito conceito Volvo conta com um entre-eixos de apenas 3.000 mm, característica que possibilitou aproximar o implemento da cabine.

A presença de um moderno sistema câmeras nas laterais da cabine, que substituem os tradicionais espelhos retrovisores e que exibem as imagens em telas internas, com um alcance maior que o dos espelhos, completa a lista de atributos que aprimoram a aerodinâmica do Volvo Efficiency Concept Truck.

Outra prioridade no desenvolvimento do inédito conceito Volvo foi a redução da tara. Prova disso é a presença de uma suspensão dianteira com molas 30 quilos mais leves; freios a disco; saias laterais; extensores das portas; calotas e rodas de alumínio.

A alta tecnologia embarcada é complementada pela utilização de uma peça feita em impressora 3D, dando mais agilidade ao pós-venda e antecipando uma tendência que deverá ser gradativamente adotada. Trata-se de um encaixe do suporte do para-lama traseiro, que foi impresso em alumínio mantendo as características do componente original.


Volvo/Divulgação
I-Save garante torque extra
A motorização do inédito Volvo Efficiency Concept Truck também passou por um importante processo evolutivo, quando comparado com as atuais versões a diesel. Destaque para um novo desenho dos pistões, novidade que garante que a queima de combustível se concentre no centro dos cilindros e reduza o consumo, além da presença da tecnologia I-Save, já ofertada no mercado europeu.

Por meio de um sofisticado sistema de turbocompressor, , que gera torque extra, o I-Save garante uma menor rotação do motor em velocidade de cruzeiro em longas distâncias, uma condição ideal em graneleiros.

O Efficiency Concept Truck também marca a introdução de um novo conceito de troca do óleo lubrificante por diferença de pressão, e não por gravidade, tornando o processo mais rápido, limpo e seguro. Através deste projeto inédito no mercado brasileiro, a Volvo também reduziu de três para dois o número de filtros, juntamente com a adoção de um novo óleo, o VDS5, menos viscoso e de fácil circulação pelo motor, lubrificando mais rapidamente e auxiliando na redução de consumo de combustível.


Uso de energia solar
O caminhão do futuro Volvo também se consagra como o primeiro exemplar a contar com um sistema próprio de geração de energia. Através de um painel fotovoltaico para captação de energia solar e super capacitores instalados, todos os componentes eletrônicos são alimentados, garantindo assim um aumento da vida útil das baterias.

“Estamos muito orgulhosos em ter feito o primeiro caminhão-conceito do Brasil. É uma prova do compromisso da Volvo com os transportadores do país, sempre inovando. Vários desses conceitos vão chegar aos nossos caminhões de série no futuro, como soluções de ponta já validadas em nosso mercado, um dos mais severos do mundo”, finaliza Fabrício Todeschini.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA