Facchini

Scania apresenta novo conjunto de eixos com suspensor para caminhões 6x4 e 8x4

Scania/Divulgação

Redução de 6% no consumo de combustível, menor desgaste de pneus, capacidade para operações com até 90 toneladas e uma infinidade de configurações estão entre as principais características dos novos eixos

Mantendo o compromisso de oferecer soluções cada vez mais rentáveis ao transporte rodoviário de cargas, a Scania anunciou neste mês, o lançamento de um novo conjunto de eixos com suspensor, exclusivo para caminhões 6x4 e 8x4 no mercado europeu. Batizado de RB885, a nova solução que "transforma" os caminhões em 6x2 é ideal para operações com até 90 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC).

“O RB885 oferece grande flexibilidade para muitos clientes”, afirma Bo Eriksson, gerente de produto da Scania Trucks. “A transmissão tandem garante arrancadas sem esforços, enquanto a redução simples oferece um consumo de combustível razoável também em velocidades mais altas. Adicione a isso os recursos opcionais de desengate e levantamento para o segundo eixo do bogie e você terá um caminhão para madeira versátil e inteligente, por exemplo ”.

Além de um elevado número de opções de reduções, afim de atender as mais diversas aplicações, o novo conjunto de eixos Scania também se destaca pela inexistência de diferencial entre o primeiro e o segundo eixo. Segundo a marca, essa característica garante robustez e assegura que os eixos irão girar com a mesma velocidade, proporcionando um sólido desempenho de partida. Destaca-se ainda a presença de um sistema de bloqueio em cada um dos diferenciais, solução que pode ser acionada pelo motorista na cabine e que garante a força e tração necessárias em terrenos irregulares, aclives e atoleiros.


Os benefícios do novo conjunto de eixos não param por aí. De acordo com a montadora sueca, o uso de suspensor de eixo em caminhões 6x4 e 8x4 garante uma redução de até 6% no consumo de combustível, devido a redução do atrito dentro do eixo e da resistência ao rolamento. Destaca-se ainda uma redução no desgaste de pneus.

“Eu diria que esta é a escolha de eixo perfeita para caminhões com cargas e demandas variadas”, diz Eriksson. “Ele está combinando muitos aspectos importantes, mas diversos em uma solução robusta”. 

O novo conjunto de eixos com suspensor chega ao mercado europeu oito meses após a Scania apresentar a primeira solução deste tipo. Em janeiro deste ano, iniciou a comercialização de caminhões 6x4 e 8x4 com um conjunto de eixos chamado RB662, solução que também contava com suspensor.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA