Facchini

PRF flagra bitrem 9 eixos circulando com mais de 111 toneladas de PBTC

PRF/Divulgação
Além da quantia expressiva de excesso de peso, agentes da PRF também constataram que o conjunto transportava madeira de forma ilegal

No início da tarde da última sexta-feira, 17 de setembro, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam um bitrem 9 eixos carregado de madeira ilegal e com uma quantia expressiva de excesso de carga. O flagrante foi registrado em frente a unidade operacional em Rondonópolis (MT).

Durante a abordagem da combinação de veículo de carga (CVC), os policiais notaram a carga de madeira e solicitaram todas as documentações de porte obrigatório, incluindo do motorista e do conjunto. Em conferência à DANFE e o Documento de Origem Florestal (DOF), os agentes perceberam divergências quanto à volumetria e validade do DOF.

Segundo a corporação, o DOF autorizava o transporte de 9,011m3 de madeira, a DANFE autorizava o transporte de 31m3, sendo que o veículo transportava cerca 77,38 m3. Diante da divergência significativa, o condutor e o veículo foi encaminhados para pesagem. Na ocasião constatou-se um Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de 111,24 toneladas, sendo que o limite máximo permitido, considerando a tolerância de 5%, é de 77,7 toneladas, ou seja, o veículo transportava 33.52 toneladas acima do permitido.

Diante dos fatos, o veículo e carga foram encaminhados para Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), sendo a SEMA/PMA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente/Polícia Militar Ambiental) responsáveis pelas medidas administrativas legais de apreensão do veículo e da carga, além da aplicação das multas ambientais. As equipes da PRF também lavraram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e nele constando o Termo de Compromisso do condutor em comparecer em juízo, na data a ser aprazada.

PRF/Divulgação
PRF/Divulgação

Com informações: PRF
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA