Facchini

Randon New R

Michelin celebra 40 anos de atuação no Brasil

Michelin/Divulgação

Brasil se tornou um dos maiores polos industriais da Michelin no mundo

Em 1981, a Michelin, empresa francesa de mobilidade, inaugurava no Rio de Janeiro, a primeira unidade fabril em solo brasileiro destinada a produção de pneus para caminhões e ônibus. Hoje, com 40 anos de história, crescimento e sucesso no Brasil, a fabricante conta com possui seis complexos industriais, onde são desenvolvidos pneus, além de produtos e serviços em prol de uma mobilidade mais sustentável. 

“Temos muito orgulho da história que estamos construindo aqui no Brasil: da instalação da 1ª unidade fabril a um portfólio hoje cada vez mais completo, de pneus e serviços. Trouxemos inúmeras inovações ao mercado - como o primeiro pneu sem câmara de ar, o pneu radial de carga e tantos outros marcos que revolucionaram a mobilidade e fizeram da Michelin uma marca líder”, afirma Feliciano Almeida, presidente da Michelin na América do Sul.  

Pautada pelos três pilares que se baseiam a empresa: pessoas, planetas e performance, a Michelin anunciou recentemente a estratégia “Tudo Sustentável” para 2030: Michelin em Movimento, iniciativa que prevê um crescimento ‘com, ao redor e além dos pneus’. Dentre as metas da empresa para os próximos 10 anos destaca-se o compromisso em crescer a porcentagem de mulheres em cargos de gestão para 35%. Em meio ambiente, o objetivo é alcançar a neutralidade de carbono até 2050, além de aumentar em 40% o uso de matérias-primas sustentáveis em todos os seus produtos (100% até 2050). Em performance financeira, a meta é crescer em média 5% ao ano as vendas entre 2023 e 2030 com destaque para 20% a 30% em negócios não relacionados a pneus. 


Com foco na diversidade e inclusão, a Michelin também se uniu ao MOVER (Movimento pela Equidade Racial), organização formada por mais de 40 empresas nacionais e multinacionais com o objetivo de transformar as organizações e permitir a construção de processos e ações de maneira mais igualitária.  

“Atualmente, temos mais de 8 mil colaboradores no Brasil e estamos cada vez mais focados na diversidade e inclusão. Estamos em movimento, estamos construindo a mudança, em direção a um lugar de respeito e conquistas para todas as pessoas”, finaliza o Feliciano.  



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA