Facchini

Randon New R

Universidades se unem e criam curso para formação de motoristas nos Estados Unidos

ArkTA/Divulgação

Resultado de uma parceria pública/privada, iniciativa busca combater a crescente falta de motoristas nos Estados Unidos

A crescente falta de motoristas no transporte rodoviário de cargas norte-americano segue sendo um dos principais desafios nos Estados Unidos. Entidades ligadas ao setor estimam um déficit de 60.000 profissionais, número que tende a aumentar no decorrer dos próximos anos.


Atentas a essa preocupante realidade e ciente dos impactos econômicos que a falta de profissionais no transporte pode provocar, quatro universidades públicas do estado de Arkansas, sendo, a Universidade de Arkansas Hope-Texarkana, UA Cossatot, UA Rich Mountain e a ASU Three Rivers, se uniram e criaram um curso dedicado exclusivamente a formação de novos motoristas profissionais.


Batizado de Consórcio Arkansas Trucking Academy, o projeto que conta com um aporte inicial de US $ 720.000 e apoio do governo do Arkansas, se consagra como a primeira e única academia pública voltada para o transporte rodoviário no estado norte-americano.

De acordo com as instituições, os participantes contarão com cerca de 160 horas de qualificação que incluem, aulas virtuais e presenciais, provas e treinamentos práticos em condições reais de tráfego. Já o início das aulas está marcado para o dia 16 de agosto de 2021. A expectativa é de que 20 turmas sejam formadas por ano, sendo cinco por cada universidade presente no projeto.

“Essa é uma solução que surgiu das conversas entre líderes da indústria e da educação”, disse o governador do Arkansas, Asa Hutchinson. com uma concessão da Força de Trabalho Regional do Arkansas. "É um modelo de parceria entre o setor privado e o governo. Por causa disso, em breve colocaremos mais caminhões na estrada com motoristas de primeira linha ao volante.”, completa.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA