![]() |
Adobe Stock |
Levantamentos recentes, realizados pela International Road Transport Union (IRU), confirmam a falta de 60.000 profissionais nos Estados Unidos e 15.000 na África do Sul. No Brasil, um estudo do Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC) confirmou que 81% das transportadoras paulistas já enfrentam dificuldades para contratar motoristas.
LEIA: Falta de motoristas já afeta 81% das transportadoras de São Paulo
LEIA: Falta de motoristas também começa afetar transportadoras de Minas Gerais
LEIA: Falta de motoristas também começa afetar transportadoras de Minas Gerais
Diante desta realidade, a própria IRU recomendou aos governos uma redução na idade mínima exigida para motoristas profissionais (caminhões e ônibus), passando para 18 anos. Embora a idade mínima já seja 18 anos no Oriente Médio e em alguns países europeus, a exigência mínima de 21 anos ainda é muito comum em muitas outras partes do mundo e até 26 anos para motoristas de ônibus em países como China e Turquia.
Segundo a International Road Transport Union (IRU), essa alteração na legislação além de reverter a crescente escassez de motoristas profissionais, também contribuirá no combate ao desemprego juvenil, fato que já afeta 30% dos jovens em alguns países.
“A indústria do transporte rodoviário pode ser uma grande fonte de emprego para os jovens. Mas precisamos que os governos ajam para desbloquear esse potencial e garantir o acesso às oportunidades de trabalho disponíveis ”, comenta Umberto de Pretto, Secretário Geral da IRU.
Ainda de acordo com a entidade, ao contrário do que se imagina, uma redução na idade mínima não afetará os níveis de segurança exigidos pelo segmento de transporte. "Os rígidos requisitos de treinamento para o ingresso na profissão significam que os motoristas mais jovens não são mais propensos a acidentes do que os mais velhos. Na verdade, a taxa de acidentes é ainda maior em países com idade mínima de 21 anos do que naqueles em que a idade mínima é 18,5", destaca.
Ações governamentais em andamento
Antes mesmo da recomendação da International Road Transport Union (IRU), alguns países já avaliam mudanças nas atuais legislações. A Europa por exemplo, pretende concluir até 2022 uma revisão nas normas que tratam das carteiras de habilitação. Já no Senado dos Estados Unidos, tramita um projeto de lei que permite que motoristas profissionais de 18 anos realizem viagens interestaduais.
Do que adianta baixar para 18 anos se as empresas pendem que as pessoas tenham experiência imagina uma pessoa de 18 anos aonde tem experiência ai
ResponderExcluirVdd, já estou 5 meses desempregado com categoria D é com experiência, e estou com dificuldade de arrumar u trabalho na área, então não entendo essa notícia.
ExcluirSabe o real motivo de estar faltando motorista no mercado? As empresas exigem demais e não dão oportunidade para as pessoas sem experiência mas que querem trabalhar. Estou a procura há anos e as empresas não dão oportunidade pois eu era motorista militar e não tenho experiência na carteira.
ExcluirVdd, procurei serviço como motorista dai vc chega na empresa q colocou o anúncio, dai eles te pedem um monte de regalias onde uma e a primeira coisa q eles querem e experiência, agora me diga uma coisa o cara faz a carteira mais dai ninguém da oportunidade pra pessoas como a gente vai conseguir a tal experiência ??
ExcluirDo que adianta baixar para 18 anos se as empresas pendem que as pessoas tenham experiência imagina uma pessoa de 18 anos aonde tem experiência ai
ResponderExcluirO que adianta diminuir a idade si as empresas não dão oportunidade , eu mesmo tenho um pouco de experiência e hoje em dia eu trabalho de entregador de moto pq as empresas não dão oportunidade . A eu tenho dez anos de carta e nenhuma multa e nenhum acidente.
ResponderExcluirO que adianta diminuir a idade si as empresas não dão oportunidade , eu mesmo tenho um pouco de experiência e hoje em dia eu trabalho de entregador de moto pq as empresas não dão oportunidade . A eu tenho dez anos de carta e nenhuma multa e nenhum acidente.
ResponderExcluirQuero ver colocar UMA ARMA DE NOVE EIXOS NA MÃO DE UM JOVEM DE 18 ANOS, NOS EUA UM MOTORISTA PROFICIONAL GANHA MAIS DE 100MIL DOLARES POR ANO.AQUI NO BRASIL NAO PASSA DE R$1900 PARA FICAR LONGE DA FAMILIA, PASSAR POR DIFICULDADES NA ESTRADA. REPORTAGENS COMO ESSA ACABAM COM A CLASSE. UM PAÍS DOMINADO PELA ESQUERSA ONDE SINDICATOS QUE SE DIZEM DEFENSORES DOS TRABALHADORES PERMITE UM ESMOLA DE SALARIO COMO ESSE. DIGO PROCUREM ESSES SINDICATOS E ESCLUAM SEUS NOMES DESSAS INSTITUIÇÕES QUE ALEM DE PEGAR SEU DINHEIRO NÃO FAZEM NADA PELA CLASSE. AUMENTO DE SÁLARIO NINGUEM QUER...
ResponderExcluirExperimemta aumentar o salário dessa categoria, torne mais atrativa, com serteza sobra mão de obra, eu tenho 4 anos de experiência, com tranporte, inclusive 9 eixos, a 7 anos abandonei não vale a pena, sofrer e correr riscos na estrada, por um salário de miséria.
ResponderExcluirExperimemta aumentar o salário dessa categoria, torne mais atrativa, com serteza sobra mão de obra, eu tenho 4 anos de experiência, com tranporte, inclusive 9 eixos, a 7 anos abandonei não vale a pena, sofrer e correr riscos na estrada, por um salário de miséria.
ResponderExcluirÉ só eles começar a pagar salários juntos que vai encontrar motorista sobrando..quer pagar um salario de passa fome pra motorista fica longe de família ,jogado no meio do mundo, hoje ta assim ,quem paga bem tem motorista,quem paga mal ,continua com a vaga,não vai adiantar nada abaixar a idade pra tirar a cnh,esses bando de zé ruela não da oportunidade pros meninos q estão precisando comessar sua carreira, esse povo tem q passar aperto mesmo pra contratar,talvez aprenda a da valor motorista.
ResponderExcluirDo que adianta reduzir idade se as empresas vão continuar pedindo experiência,eu mesmo tenho 23 anos,carteira D e todos os cursos e não consigo emprego como motorista por que não não tenho experiência.
ResponderExcluirO problema e que as empresas já querem o profissional pronto, não pensão em nenhum programa de inclusão de jovens no mercado e nem valorizao a profissão ,e não é reduzindo a idade para motoristas profissionais que esse problema vai ser resolvido.
Muitas vezes também são os cursos vc fica 5 anos com o curso nao arruma nada e toda vez que renova é um absurdo pra renovar aí a empresa não pega pela falta do curso acho que eles deveriam encaminhar a pessoa para o curso é assim pegar o funcionario tenho quase 20 anos de esperiencia só trabalhei onde não precisa de curso mas quando vai atrás de um emprego melhor vem esse problema se a empresa der o curso e cobrar depois que contratar o funcionário aí vão ter bastante pretendente a função.
ResponderExcluirNo Brasil tem motorista sobrando devido ser pessimo a remuneração na maioria das vezes e o serviço ser degradante pois fica longe da familia correndo risco de vida so um jovem tolo e inocente ou sem outra opção embarcaria nessa furada!
ResponderExcluirA MINHA CARTEIRA É A/B,EU PENSEI EM MUDAR DE CATEGORIA PARA A D, AGORA QUE EU NAO VOU MUDAR MESMO,DAR UMA GRANA ALTA E NO ENTANTO E FICAR DESEMPREGADO MESMO COM A LETRA D!!! LOUCURA TOTAL
ResponderExcluirOq adianta eles baixarem a idade se as empresas não dão oportunidades pra quem não tem experiência...se as empresas dessem chances pra quem não tem experiência essa falta de motorista seria bem menor...eu tenho carteira E e não tenho experiência com carreta não consigo arrumar emprego por nada na área por falta da experiência
ResponderExcluir