Facchini

Randon New R

Scania ultrapassa marca de meio milhão de caminhões e ônibus conectados em todo o mundo

Scania/Divulgação

Serviços Conectados Scania se tornaram o braço direito de gestores de frota nos últimos anos, se tornando uma solução fundamental para reduzir custos e otimizar as operações

A Scania encerrou o primeiro semestre de 2021 atingindo uma marca histórica, mais de 500.000 caminhões e ônibus conectados em todos os 100 países que está presente atualmente. Há dez anos, a montadora sueca apresentava ao mercado o primeiro dispositivo de conectividade para os veículos, proporcionando aos clientes uma análise, gestão e melhoria em tempo real do desempenho das operações. 

Para Venugopal Gangaiah, gerente líder de produtos e serviços de gerenciamento de frota da Scania, não se pode subestimar a importância de ter um grande número de veículos conectados.

“É vital em nossa jornada nos tornarmos um provedor de soluções de transporte sustentável de ponta a ponta. A Scania não estaria onde está hoje em termos de conhecimento sobre produtos e comportamento do cliente, sem o primeiro veículo estar conectado há cerca de 20 anos. O Portal de Gerenciamento de Frota e, posteriormente, o lançamento de nosso próprio comunicador em 2009 também foram marcos estrategicamente importantes - sem mencionar os vários dados de telemetria coletados pela Scania na última década.”  


De 100.000 a 500.000 em sete anos
Em 2014 a Scania atingiu a marca de 100.000 veículos conectados em todo o mundo. De lá pra cá, este número cresceu cerca de 60.000 a cada ano, chegando aos atuais 500.000. Em 2019, a fabricante sueca expandiu a conectividade para motores marítimos e industriais. 

Embora todos os veículos novos saiam de fábrica equipados com um dispositivo de comunicação, os clientes precisam assinar um contrato antes que a Scania possa processar os dados dos seus veículos, permitindo a oferta de diferentes pacotes de serviços comerciais, como por exemplo, Pacote de Monitoramento, solução gratuita que fornece acesso ao Portal de Gestão de Frota (FMP) e ao App Frota, onde os clientes recebem e-mails semanais, mensais e anuais, mostrando o desempenho e consumo básico do veículo.

Dentre as soluções mais completas de conectividade, destaque o Pacote de Controle, solução mais popular entre os clientes e que fornece informações mais detalhadas sobre eficiência, produtividade, segurança e impacto ambiental do negócio.


Futuro da conectividade
“Os clientes que estão aproveitando ao máximo os Serviços de Gerenciamento de Frota (FMS) podem realmente ver os benefícios dos dados disponíveis”, afirma Eva Sahlström, Gerente de Projetos e Comunicações de Vendas e Marketing. “Como exemplo, o cliente sueco LindholmsGruppen, um produtor de casas de madeira, com serrarias e transportes internos, mencionou os serviços Scania FMS em seu relatório anual de sustentabilidade, como uma ferramenta útil para atingir seus objetivos de eficiência e redução de emissões . ”

Atualmente, os clientes podem seguir seus veículos com base nas categorias de motor ou combustível. Com o aumento da eletrificação de transportes pesados, mais marcos estão no horizonte. Hardware e software atualizados também tornarão possível o rastreamento do desempenho dos veículos elétricos a bateria (BEV).

“O atual comunicador C300 será atualizado para um C400 na próxima etapa, permitindo uma coleta e análise de dados mais rápida e avançada. Isso resultará em serviços ainda mais modulares e personalizados e é um pré-requisito para atingir nossas metas baseadas na ciência (SBTi).”,  completa Venugopal.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA