Facchini

PRF e IBAMA fiscalizam uso de Arla 32 em caminhões no Rio Grande do Norte

PRF/Divulgação

Ação de fiscalização marcou o encerramento da Semana Mundial do Meio Ambiente

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do IBAMA, realizaram, na manhã desta quarta-feira, 9 de junho, uma ação conjunta com foco na fiscalização da emissão de poluentes por caminhões no Rio Grande do Norte. A operação feita no km 167 da BR 406, em São Gonçalo do Amarante/RN, marcou o encerramento da Semana Mundial do Meio Ambiente.

Segundo o balanço oficial da corporação, durante toda a ação os agentes fiscalizaram a utilização do ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo) em 32 veículos pesados. Deste total, apenas um apresentou irregularidades, sendo devidamente notificado conforme previsto na legislação.


Atualmente, a legislação estabelece como obrigatória a utilização de ARLA 32 em todos os veículos pesados fabricados a partir de 2012 que contam com tecnologia SCR para tratamento de gases. O aditivo tem como função, diminuir a emissão de NOx (óxidos de nitrogênio), gás altamente prejudicial à saúde humana, responsável pelo efeito estufa e pela chuva ácida. O Arla 32 é pulverizado nos gases da descarga do veículo e, através de uma reação química, transforma o NOx em vapor de água e nitrogênio, gases inofensivos ao meio ambiente.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA