Facchini

Lançamento off-road: Conheça em detalhes o inédito Volvo FMX MAX

Volvo/Divulgação

Maior capacidade de carga, novos modos de condução e robustez atrelada a alta produtividade são alguns dos atributos da inédita versão off-road

Apresenta nesta ao Brasil, a nova geração de caminhões Volvo chega ao país trazendo uma novidade exclusiva para os segmentos de mineração e construção civil. Trata-se do inédito Volvo FMX MAX, gigante com capacidade máxima de tração (CMT) de 225 toneladas.


“O FMX MAX é uma excelente opção para os operadores que precisam de veículos que suportem mais peso e sejam muito robustos para várias aplicações pesadas”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo. “Ele tem uma configuração que maximiza ganhos e reduz o custo operacional, com maior capacidade de carga, maior produtividade e robustez, mantendo sua grande disponibilidade”, complementa William Junqueira, engenheiro de vendas da marca.

Volvo/Divulgação
Mecânica
Com opções de motorização de 460, 500 e 540cv, o novo Volvo FMX MAX será ofertado em versões 6x4, 6x6 e 8x4, sendo essa última com 58 toneladas de Peso Bruto Total (PBT), 10% a mais quando comparado as tradicionais versões FMX.

A ampla capacidade é resultado de uma mecânica extremamente robusta e preparada para qualquer tipo de desafio. Destaque para os novos eixos traseiros de maior durabilidade, desenvolvidos em parceria com a Volvo Construction Equipment e com capacidade de carga vertical de 38 toneladas, suspensão dianteira garante capacidade de 20 toneladas (10 toneladas por eixo), novos feixes de molas e lâminas reforçadas.

A suspensão traseira do novo gigante ainda traz como diferenciais, robustas barras de proteção, uma travessa central 100% fundida e molas parabólicas, mais resistentes a fadigas, mais leves e que garantem uma circulação suave e confortável.

O novo Volvo FMX MAX conta ainda com chassi duplo integral standard, rodas ainda mais reforçadas e freios de serviço 8% mais eficientes, além de EBS e retarder de série. “É um veículo ainda mais forte e que carrega mais peso, sem renunciar a sua grande durabilidade”, diz Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo.


Cabine
A inédita linha FMX MAX estreia no Brasil com inúmeras novidades de design, inspiradas na consagrada linha rodoviária FH. Novos faróis, retrovisores mais modernos, para-choque ainda mais resistente e setas movidas para as portas, se apresentam como as principais mudanças. 

Internamente o novo FMX MAX traz um acabamento totalmente renovado, moderno e de fácil limpeza. Graças a maior área envidraçada, proporcionada por janelas maiores, linhas de portas rebaixadas e novos espelhos retrovisores, a nova cabine ainda assegura 10% a mais de visibilidade aos motoristas. Já a presença de uma inovadora escotilha em aço que atua como saída de emergência e possibilita a circulação de ar e a redução de calor, amplia a segurança do novo habitáculo. 

Mesmo se tratando de uma versão destinada à aplicações extremamente severas, a tecnologia não foi deixada de lado. Prova disso é a presença do inovador painel de instrumentos 100% digital e configurável de 12 polegadas. Os modelos ainda trazem como opcional, central multimídia touchscreen de 9 polegadas com sistema de GPS, rádio, espelhamento de celulares, entre outros recursos, e novo volante multifuncional.

Volvo/Divulgação
Modos de condução
O novo Volvo FMX MAX também chega ao mercado com cinco diferentes modos de condução, sendo, os já conhecidos Econômico e Performance, e agora os inéditos Standard, Off Road e HD (Heavy Duty). Tudo isso como resultado da nova inteligência da transmissão I-Shift que atua em diversas situações, alterando pontos e rotações de trocas de marcha, privilegiando a produtividade. A consagrada caixa I-Shit traz ainda um software específico para as operações de Mineração e Construção.

A condução dos inéditos caminhões Volvo FMX MAX ainda é aprimorada por itens de série como, controle da tração com modos de operação Off Road, auxílio de partida em rampa e o bloqueio diferencial automático, além de funcionalidades ABS.

Para facilitar o dia a dia do motorista, o painel de controle de tração concentra todas essas funções no mesmo lugar. Já a nova alavanca da caixa I-Shift, assegura a melhor ergonomia.


Segurança
Além dos freios eletrônicos EBS de série e da escotilha em aço, já mencionados anteriormente, as opções de airbag, controle eletrônico de estabilidade, direção inteligente VDS e a possibilidade de inclusão de até até oito câmeras auxiliares para melhorar a visibilidade, maximizam a segurança da nova linha Volvo FMX MAX.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA