Facchini

Produção de caminhões cresce 6,2% em maio

Mercedes-Benz/Divulgação

Alta na produção de caminhões é confirmada pelo balanço oficial da Anfavea

Apesar da frequente falta de insumos na cadeia produtiva, a indústria brasileira de caminhões encerrou o mês de maio registrando um novo crescimento.

De acordo com o balanço oficial da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 60,1 mil caminhões foram produzidos em todo o país de janeiro a maio deste ano, crescimento de 106% em relação ao mesmo período de 2020, quando 29,2 mil unidades foram produzidas.


Considerando apenas o mês de maio, 13,9 mil caminhões foram produzidos no país, alta de 6,2% em relação ao mês anterior, abril, quando foram montados 13,1 mil modelos. Já em relação a maio de 2020, quando a indústria foi responsável pela produção de 4,1 mil caminhões, o crescimento neste ano chegou a 243%.

Na avaliação da ANFAVEA, a indústria automotiva só não alcançou os patamares pré-pandemia devido a crescente falta de semicondutores. “Esse problema, que deve se alongar até os primeiros meses de 2022, é o responsável pelas paralisações temporárias de parte de nossas fábricas, algumas por períodos curtos, outras mais longos”, explica o Luiz Carlos Moraes, Presidente da entidade.

Confira na íntegra o balanço da Anfavea: CLIQUE AQUI


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA