Facchini

VÍDEO: Área de Escape na BR-376/PR salva três caminhoneiros em menos 24h

Arteris/Divulgação


Entradas no dispositivo do km 667,3, localizado em Guaratuba, foram registradas na terça (15) e quarta-feira (16)

Fundamentais para redução do número de acidentes fatais e consequentemente aumento da segurança rodoviária, especialmente em trechos de serra, as áreas de escape estão ganhando cada vez mais evidência no país pelo número de vidas salvas em um curto período de tempo.

Nesta semana, o dispositivo localizado no km 667,3 na BR-376/PR, em Guaratuba, foi decisivo para evitar três acidentes na rodovia, envolvendo três caminhões “sem freios” na descida da Serra. Segundo a Arteris Litoral Sul, concessionária que administra o trecho, os casos foram registrados entre as noites de terça (15) e quarta-feira (16), em um intervalo de 20 horas e 41 minutos.

A primeira entrada na Área de Escape foi registrada às 23h38 da noite de terça-feira, quando o motorista de um caminhão fez uso do dispositivo, após perceber que o veículo apresentou problemas no sistema de frenagem. O condutor, de 51 anos, direcionou o caminhão para Área, parando em segurança ao adentrar 32 metros no dispositivo. O veículo foi removido da Área às 02h14.


Em menos de quatro horas, a segunda ocorrência foi registrada, mais precisamente às 06h02 já na manhã de quarta-feira. Na ocasião, o condutor do caminhão, com 14 toneladas de roupas, percebeu problemas de freios dois quilômetros antes do dispositivo. Por fazer esta rota semanalmente, o motorista de 30 anos já conhecia o dispositivo e fez uso da Área – adentrando 55 metros até parar em segurança.

Já na noite de quarta-feira, a terceira entrada foi registrada  às 20h57. Segundo a concessionária, o motorista também percebeu problema pneumático – quando decidiu fazer uso da Área antes de perder por completo a eficiência dos freios. O motorista de 70 anos conduziu o veículo por 45 metros na Área até a parada segura. O caminhão estava carregado com 14 toneladas de farinha de trigo.

Desde a inauguração em novembro de 2019, a área de escape já registrou 70 entradas com 141 vidas salvas. Destaca-se ainda a presença de um sistema de pórtico rolante automatizado – que facilita a remoção dos veículos da Área e liberação para operação.

Assista agora cada uma das entradas:

Com informações: Arteris Litoral Sul

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA